terça-feira, 25 de outubro de 2011

Novo sistema de RFID mapeia conteúdo da loja

Em um artigo para a revista especializada Retail Information Systems, Marshall Kay e John-Pierre Kamel (diretores da RFID Sherpas) chamam a atenção para uma interessante evolução do uso das etiquetas com microtransmissores de rádio pelo varejo.
Chamada de "Hands Free RFID", a nova tecnologia seria uma combinação inteligente entre as caras etiquetas "ativas" e os chamados RFIDs "passivos", que são bem mais baratos.
A empresa que está na vanguarda desse novo sistema é a Mojix. A solução da Mojix parece se adequar à maioria dos espaços de varejo, onde há um número considerável de mercadorias em exposição ou em estoque. A empresa está testando o sistema "Hands Free" com vários comerciantes nos EUA.
Definição
A solução "Hands Free RFID" permite a visualização contínua de todos os itens em exposição dentro do espaço da loja, com a capacidade de localizar com precisão a localização de qualquer mercadoria individual, de modo automático e sem a necessidade de intervenção humana. Essa tecnologia tem o potencial de oferecer uma grande precisão de dados de estoque e uma maior visibilidade de dados do que os atuais sistemas de RFIDs.
A maioria dos varejistas usa hoje uma combinação de aparelhos leitores de mão e sensores montados em paredes, ou apenas os equipamentos de mão. Os funcionários usam os aparelhos portáteis para fazer checagens regulares, registrar a chegada de novas mercadorias e para procurar dados específicos em meio ao estoque. Nenhuma dessas aplicações pode ser chamada de "Hands Free" -- "sem usar as mãos", numa tradução livre.
A solução "Hands Free" vai além da eliminação dos leitores de mão. Mesmo o uso estratégico de antenas de RFID em vários pontos da loja (entradas de clientes, portas de serviço, estoques, provadores, pontos de venda, etc.) não se encaixa nesse novo tipo de tecnologia. Esses métodos não oferecem o mesmo nível de eficiência e visibilidade da solução Hands Free.
As vantagens da solução Hands Free são muitas:
1.    Confiabilidade das Informações: a qualidade dos dados gerados quando os funcionários checam a loja de modo regular pode ser afetada se a equipe não souber usar os aparelhos de mão de modo apropriado.  Às vezes, uma simples mudança de posição do aparelho pode causar uma falha na leitura de dados dos itens em uma prateleira.
2.    Identificação rápida e simples dos itens fora de estoque. Com a solução Hands Free, é possível repartir as áreas da loja em vários setores menores, que podem ser monitorados individualmente o tempo todo. Com isso, o varejista pode criar meios mais rápidos e práticos para repor os estoques.
3.    Proteção contra furtos. A tecnologia Hands Free cria uma barreira eficiente para os furtos internos. Os métodos que dependem de aparelhos de mão ainda abrem a possibilidade para golpes, tanto de funcionários como de clientes.
4.    Maior visibilidade sobre a movimentação de produtos. A tecnologia Hands Free dá aos varejistas uma visão geral da movimentação física das mercadorias, em seu trânsito pelas diversas áreas da operação comercial -- da chegada ao estoque até a venda final. Esses dados podem ser combinados com as imagens de vídeo das câmeras de segurança da loja para identificar possíveis atividades criminosas, ou identificar tendências que podem ajudar a prevenir delitos. A visibilidade do trânsito de mercadorias com os RFIDs pode também ajudar o varejista a projetar padrões de compras dos clientes.

Nenhum comentário: