Janeiro é tradicionalmente o mês de se fazer previsões para o ano todo. Em um setor tão dinâmico e complexo como o varejo, são muitas firmas e consultorias olhando em suas bolas de cristal para identificar tendências. A firma Strange Loop é um grupo multidisciplinar que avalia o impacto de novas tecnologias sobre o varejo. Seu presidente Joshua Bixby acaba de divulgar algumas previsões interessantes para o setor no ano que começa:
1. As empresas vão aumentar o foco no desenvolvimento do comércio móvel. As compras no final de 2011 provaram que a web móvel deixou de ser uma simples novidade. Cerca de 15% do tráfego do varejo nos EUA nesse final de ano veio de aparelhos móveis como smartphones e tablets, um crescimento de mais de 100% em comparação com 2010. Além disso, os consumidores móveis gastaram mais na média que os usuários de computadores de mesa.
2. O comportamento dos consumidores móveis continuará em rápida evolução, com o aumento da expectativa por novas ofertas. A rede de hotéis Marriot informou que 47% das reservas feitas por aparelhos móveis ocorrem no mesmo dia do check-in -- indicando que os clientes se acostumaram com a ideia de atendimento instantâneo. Esses consumidores não voltam a visitar um site com desempenho fraco, e procuram imediatamente um concorrente que atenda sua necessidade imediata.
3. O tamanho médio de uma página na web vai superar 1 MB. Segundo a Strange Loop, entre janeiro e novembro de 2011, os 1.000 sites mais visitados elevaram o tamanho médio da página de 716 KB para 926 KB -- um crescimento de 30% em menos de um ano. Em 1995, o tamanho médio da página era de apenas 14,1 KB. Imagens e aplicativos de terceiros são os maiores responsáveis por esse crescimento.
4. Os varejistas online vão exigir mais transparência e controle sobre conteúdos e scripts gerados por terceiros. Um dilúvio de queixas de violação de privacidade nos sites de e-commerce é o principal motivo para essa tendência. Um site de varejo tem em média sete scripts ou aplicativos de terceiros, e alguns sites chegam a ter 25 scripts terceirizados. Esses itens são potenciais focos de vírus, invasões e outras ameaças.
5. O Chrome se tornará o browser mais usado no mundo. No ano passado, os browsers Internet Explorer e Firefox perderam lentamente sua popularidade, enquanto o Chrome do Google foi ganhando terreno. O IE da Microsoft ainda é dominante, mas o Chrome já superou o Firefox. Com a integração entre o Chrome e o sistema operacional Android (também do Google), o uso do browser deve crescer rapidamente em 2012.
6. O Windows deve surpreender com iniciativas de comércio móvel. Para muitos analistas, a grande batalha no cenário móvel é entre o IOS da Apple e o Android da Apple, mas aparelhos móveis com Windows 7 podem surpreender na nova geração de aparelhos da Nokia. Talvez o Windows 7 não repita o sucesso do Internet Explorer na superação do Netscape na década de 90, mas certamente será um player de grande importância.
7. O Amazon Silk não deve gerar uma "revolução" no setor de browsers. Quando a varejista online Amazon.com anunciou o Amazon Silk, houve uma grande comoção no setor. A proposta era um design hibrido, chamado "split browser", que permitiria tarefas complexas baseadas na nuvem da Amazon, em tempo muito menor. Mas a iniciativa não deve se espalhar por uma série de fatores técnicos e por preocupações quanto à privacidade dos usuários. As páginas estão se tornando cada vez mais complexas e dinâmicas. A otimização avançada de conteúdos está despontando como o meio mais confiável de otimizar os sites, sem arriscar a violação de dados privados do consumidor.
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