quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Dicas para o supermercado do futuro


O site especializado Consumer Reports destaca as iniciativas da rede de mercados Bloom, nos EUA. Com lojas espalhadas pelo sudeste do país, a Bloom está investindo em tornar a experiência de compras mais agradável e interessante. São idéias sensatas, que fazem toda a diferença:
*Conveniência -- a área do estacionamento mais próxima da entrada da loja é reservada para famílias com crianças pequenas e para pessoas que pretendem fazer compras rápidas. As prateleiras são mais baixas e os corredores são mais largos.
* High tech -- telas espalhadas pelos corredores e em quiosques permitem a consultas de preços, informações nutricionais, receitas, etc. É possível criar uma lista de compras no site www.shopbloom.com, e imprimir a lista na loja, com o mapa de localização de cada item.
* Espaço racional -- As mercadorias estão organizadas: alimentos de um lado, produtos não-alimentares do outro lado. Todos os produtos orgânicos estão no mesmo lugar, e o leite fica ao lado dos caixas.
* Atendimento por especialistas -- as lojas da Bloom incluem chefs de cozinha que respondem dúvidas sobre o preparo de alimentos.
* Facilidade para pagar -- no Bloom, o cliente pode usar um scanner de mão para registrar os itens no carrinho e pagar o total diretamente no caixa. A loja se reserva o direito de checar o conteúdo das sacolas para verificar se o total está correto -- se estiver tudo certo, esse cliente ganha um "voto de confiança" no futuro.

Um vídeo feito pela Consumer Reports sobre a Bloom pode ser visto aqui.

Nenhum comentário: