Em artigo para o site da Association for Automatic Identification and Mobility, Bert Moore diz que os varejistas tiveram perdas por desvios de mercadorias ("shrinkage") estimadas em US$ 105 bilhões em 2008. Os dados são da Global Retail Theft Barometer. Dentro do termo "shrinkage" (que quer dizer "encolhimento" em inglês) estão incluídos os furtos cometidos por consumidores e usuários, discrepâncias na contabilidade dos estoques e diversos erros internos.
Com as economias em crise, essas ocorrências tendem a crescer. Para reduzir essas perdas, os RFIDs podem ser uma arma importante. Ao incluir uma etiqueta eletrônica com identificação única a cada caixa de mercadorias, a cadeia de suprimentos se torna mais transparente e visível, ajudando a localizar gargalos e potenciais riscos de furto.
Recentemente, o Wal-Mart suspendeu a multa para fornecedores que não incluíssem RFIDs nos paletes de mercadorias -- o que indica que a tecnologia foi absorvida pelos grandes fornecedores, e sua aplicação se tornou algo trivial.
Moore reconhece que a adoção dos RFIDs está longe do ritmo ideal, mesmo em uma economia avançada como a dos EUA. Mas a atual crise pode ser justamente o estímulo que faltava para a adoção generalizada da tecnologia, motivada por uma relação custo-benefício muito atraente.
E se a maioria das grandes redes de varejo usarem os RFIDs, seu preço global deverá cair rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário