domingo, 1 de fevereiro de 2009
Morre João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, visionário e emprendedor
Vale o registro dessa notícia publicada hoje pela Folha de S. Paulo:
O empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, dono da extinta fábrica de carros Gurgel Motores, morreu anteontem aos 83 anos em São Paulo. O empresário sofria de mal de Alzheimer havia 12 anos e estava internado no hospital São Luiz (zonal sul). O enterro ocorreu no início da tarde de ontem, no cemitério do Morumby (zona sul).
Os primeiros sinais da doença surgiram pouco após a falência da companhia, decretada em 1996, embora a fábrica já tivesse fechado as portas em 1994. Para a filha de Gurgel, o Alzheimer o impediu de ver o fim da empresa, leiloada por R$ 15,7 milhões, em 2007, quando a dívida da companhia chegou a R$ 250 milhões.
Em 27 anos, a fábrica produziu cerca de 40 mil veículos. Sua história começou nas salas da Universidade de São Paulo, onde Gurgel tentou se formar em engenharia mecânica com o projeto de um carro batizado de "Tião". Ouviu do professor que carro, no Brasil, não se fazia, comprava-se. Teve, então, de passar a noite concluindo o projeto de um guindaste só para garantir o diploma. Aprovado, passou a vida às voltas do plano inicial de construir carros 100% nacionais.
(***)
Veja o restante da matéria aqui: Link
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário