quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Homens "donos-de-casa" são ignorados pelas empresas


Reporta Abigail Posner, na Advertising Age, que vários estudos de tendências indicam que os homens se envolvem cada mais com o cuidado da casa e a criação dos filhos. É uma mudança social muito significativa, mas os fabricantes e o varejo ainda não estão investindo nesse importante grupo da população.
Posner é vice-presidente de estratégia da Publicis, em Nova York. Segundo ela, o marketing das empresas vê os homens como um grupo que não compra tanto quanto as mulheres, nem está interessado em mensagens sobre produtos de uso doméstico. É claro que os homens vão ignorar campanhas que apelem para as sensibilidades e necessidades femininas, mas as empresas perdem uma grande oportunidade ao não criar mensagens que atraiam o público masculino.
Um exemplo de sucesso é o videogame Wii, na Nintendo. Originalmente criado para adolescentes e jovens, o aparelho começou a ser anunciado como uma diversão para toda a família. O resultado: o Wii vendeu mais unidades no primeiro semestre de 2007 do que a soma dos concorrentes Xbox 360 e PlayStation 3.
Outro caso é o do canal Spike TV, voltado para o público masculino nos EUA. Foi o primeiro canal masculino que ousou ir além da programação esportiva. Apesar da resistência inicial dos anunciantes, o canal é hoje é mais popular que ESPN entre os homens jovens, com um grande número de anunciantes.
Os fabricantes e varejistas devem criar campanhas específicas para os homens. Especialmente em tempos de crise econômica, é estratégico capturar um novo segmento da população.
Criar campanhas que mostrem homens como guardiões da família, que fazem compras importantes para cuidar melhor da casa e dos filhos, pode ser crucial para conquistar esse público. Campanhas bem feitas vão interessar os homens em produtos que resolvam problemas e aumentem o conforto da casa e a diversão da família.

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