terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Projeção de imagens promovem marcas e eventos

Reporta Diego Vasquez, na Media Life Magazine, que o uso de projeções em grandes espaços evoluiu significativamente como mídia publicitária "out-of-home" nos últimos anos. As grandes projeções são uma forma de mídia alternativa que vai além dos outdoors e painéis eletrônicos.
Nos EUA, empresas como a Alt Terrain, Kinetic Lighting, GoGorilla Media, Technique Mirage, Wallspace Media e Projected-Ads criam campanhas de lojas, eventos e produtos com projeções sobre edifícios e muros. O tamanho pode variar bastante, chegando em alguns casos a ser maior que uma tela de cinema.
Muitas dessas campanhas são feitas no estilo "guerrilha"; quer dizer, sem permissão do proprietário do edifício ou das autoridades municipais. Nos EUA, muitas cidades exigem uma permissão prévia para esse tipo de publicidade.
Em algumas campanhas, as projeções são ambulantes: o sistema de projetores é montado em um caminhão ou van, que atravessa a cidade projetando as imagens em vários prédios.
Os sistemas podem ser simples ou muito sofisticados -- de meros slides a animações digitais interativas em alta definição.
Segundo as empresas, a publicidade com projeções pode funcionar em qualquer mercado. Mas os anunciantes preferem os grandes centros urbanos, porque podem atingir um número maior de pessoas.
Atualmente, os maiores clientes desse tipo de publicidade são empresas de telecomunicações (em especial as operadoras de celular), agências de turismo, canais de TV, estúdios de cinema, cassinos e vendedores de automóveis. Os clientes nos EUA incluem a AT&T, Carnival Cruise Lines, Motorola, Vitamin Water, Food Network, Fox Sports, Sony Music, DirecTV, Swatch, Mercedes, Lincoln e NBC.
Em média, as empresas cobram entre US$ 2.000 e US$ 4.000 por noite. As noites de quinta-feira, sexta e sábado são consideradas a "faixa nobre" de uma campanha, que pode durar entre 4 e 8 semanas.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola vc sabe quais empresas fazem isto em sao paulo?