Em um artigo para o The Huffington Post, Jeffrey Hutchison diz que a atual crise financeira está forçando o varejo a entrar em um nova era, onde os valores e prioridades serão obrigatoriamente redefinidos. Mesmo os consumidores que mantém alto poder de compra estão pensando duas vezes na hora de consumir, preocupados em não parecer insensíveis aos problemas do mundo. Cria um ambiente de compras atraente para esses novos consumidores será um grande desafio para os varejistas.
A nova mentalidade de consumo exigirá uma conexão mais humanista com o ambiente de compras, e o cliente já espera encontrar lojas mais preocupadas com o meio ambiente, com a sustentabilidade e com eficiência energética.
Algumas tendências do "novo varejo" apontadas por Hutchison:
* Mais espaço para relaxar -- ao contrário das lojas atulhadas de mercadorias do passado, os consumidores querem espaços mais amplos, onde as pessoas podem se movimentar com facilidade e relaxar. A loja se torna mais parecida com uma área de lazer.
* Durabilidade em vez de modismo -- o consumidor busca produtos de design mais atemporal, que durem mais e não sejam facilmente descartados.
* Fluidez na área de compras -- o consumidor aprova lojas que se adaptam a mudanças no mercado, criando ambientes de compras flexíveis, como um organismo vivo.
* Auto-atendimento -- muitas redes reduziram suas equipes como medida de economia, e investiram em tecnologias e sistemas sofisticados de self-service.
* Ser verde não será exceção, mas a regra -- o varejo deve ir além do "ambientalismo de butique", e adotar iniciativas padronizadas para reduzir o impacto ambiental do setor como um todo.
* Produtos locais -- as lojas podem ganhar crédito com seus consumidores ao privilegiar os produtos locais. Não apenas os vegetais cultivados na região, mas também promover a arte e a cultura locais.
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