Reporta Érica Polo, naa IstoÉ Dinheiro, que a rede americana Pizza Hut chegou ao Brasil no final da década de 80, pronta para arrebentar em um mercado que consome mais de meio bilhão de pizzas por ano, e fatura R$ 11 bilhões com isso. Mas a rede quase desapareceu do Brasil na década seguinte. Com um cardápio moldado ao paladar americano – quem não se lembra das pizzas de carne moída com pimentão? –, a Pizza Hut não acertou o ponto da massa no mercado brasileiro.
Colaborou para isso, também, uma estratégia equivocada da PepsiCo, proprietária da marca à época, que firmou parcerias com empresas e empresários sem experiência no varejo alimentício.
Foram os casos do empresário Ricardo Mansur, dono do falido Mappin, e da atacadista gaúcha de alimentos Pena Branca. Passados mais de 20 anos da primeira incursão, o apetite da Pizza Hut pelo Brasil está renovado.
A Yum! Brands, baseada em Louisville (Kentucky), dona da marca e com uma receita global de US$ 11 bilhões, vai abrir 20 novos restaurantes em 2011 no País.
Parece pouco, mas se trata de uma expansão de quase 30% sobre as atuais 72 lojas, que são administradas por meio de franquias. “O Brasil é prioridade para a Pizza Hut, junto com China, Índia e Rússia”, disse à DINHEIRO Juan Chusan, gerente-geral da Yum! Brands para o País.
Boa parte dessa expansão deverá acontecer na cidade de São Paulo, que responde por um terço do faturamento estimado de R$ 240 milhões da Pizza Hut no Brasil.
Até dezembro, oito novos restaurantes, administrados pela BFFC, holding que também é dona da cadeia de fast-food Bob’s, serão abertos, quase 50% a mais do que o número atual, em um investimento de R$ 12 milhões.
“O faturamento, em São Paulo, vai crescer 20% com a abertura dessas novas unidades”, afirma Jorge Aguirre, diretor da Pizza Hut São Paulo.
Os locais das outras 12 lojas não foram revelados por Chusan. Nos últimos tempos, no entanto, a Yum! Brands buscou parceiros fora dos grandes centros do Sul e do Sudeste, como as cidades de Belém e Manaus. “Nossos parceiros, normalmente, não são pequenos empreendedores”, diz Chusan.
O motivo é simples: para abrir um restaurante da Pizza Hut, é necessário investir no mínimo US$ 300 mil. Apenas aumentar o número de unidades pelo Brasil, no entanto, não traz nenhuma garantia de sucesso. Essa nova expansão chega após um reposicionamento da marca, diz Marcelo Cherto, especialista em franquias.
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