Informam Eliane Sobral e Sérgio Spagnuolo, na IstoÉ Dinheiro, que a rede de postos de gasolina Ipiranga fez uma mudança estratégica em seu marketing. Sai o slogan “brasileiro é apaixonado por carro” e entra o “Postos Ipiranga, um lugar feito para você”. Não por acaso, a denominação “posto de gasolina” foi substituída na propaganda pelo genérico “um lugar”.
A tendência de transformar os postos numa central de serviços não é exatamente nova no Brasil. Começou com a instalação de caixas eletrônicos e evoluiu conforme foram aumentando as necessidades dos consumidores.
Hoje, pode-se não apenas sacar dinheiro como comprar créditos para telefone celular, alugar DVDs, comprar bebidas e alimentos e – acredite – até abastecer o carro ou fazer a troca do óleo. No caso da rede Ipiranga, os exemplos acima não são licença poética.
Em algumas lojas, é possível sim, consultar um extenso catálogo de produtos – que incluem geladeiras, aparelhos de som e outros eletrodomésticos – fazer a compra e esperar em casa pela entrega.
A facilidade é possível por conta da parceria firmada entre a distribuidora de combustível e a Hermes S/A – maior empresa brasileira de vendas por catálogos.
Um levantamento da rede Ipiranga mostra que, nas lojas em que há oferta de outros serviços, as vendas chegam a ser 50% maiores e a frequência nas lojas aumenta, em média, 20%.
Veja o restante da reportagem aqui.
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