quarta-feira, 2 de março de 2011

Painéis inteligentes reconhecem expressões faciais e gestos de clientes

Grandes redes de varejo e agências de publicidade dos EUA estão testando painéis publicitários capazes de reconhecer gestos e expressões faciais dos consumidores. As empresas buscam aperfeiçoar painéis capazes de identificar se a pessoa está prestando atenção e se a pessoa é homem ou mulher, para exibir mensagens personalizadas.
Segundo Jonathan Nelson, executivo-chefe da agência Omnicom Digital de Nova York, a tecnologia já é capaz de reconhecer expressões faciais com grande precisão. Se a pessoa levantar uma sobrancelha, o software identifica essa mudança no rosto. O executivo disse que as possibilidades de aplicações para essas tecnologias em publicidade indoor são praticamente infinitas.
As tecnologias de reconhecimento de gestos e expressões estão sendo desenvolvidas há muito tempo, inicialmente como parte de sistemas de segurança. Mais recentemente, os videogames passaram a usar sistemas assim, como o Wii da Nintendo e o Kinetic da Microsoft. Nos últimos anos, os preços dos componentes caíram drasticamente, e isso está levando os varejistas e agências de publicidade a realizar experimentos cada vez mais amplos. Os softwares mais recentes são capazes de identificar e interpretar expressões sutis, como uma testa franzida ou uma expressão de interesse. Algumas tecnologias são até capazes de identificar indivíduos  e chamá-los pelo nome (como os cartazes digitais que aparecem no filme de ficção-científica "Minority Report - A Nova Lei").
A maior parte das pesquisas ainda não saiu dos laboratórios das agências, mas alguns desses painéis já estão sendo testados em ambientes reais, em lojas e shopping centers. A agência Barbarian Group pretende lançar no meio do ano um painel que é capaz de perceber quando as pessoas prestam atenção em suas imagens e textos. Uma versão mais sofisticada do sistema mostraria mais imagens e mensagens relacionadas com os itens que chamaram a atenção da pessoa.
Aplicações mais básicas dessas tecnologias já estão em teste em várias lojas, como espelhos digitais em provadores que escaneiam o corpo da pessoa e sugerem modelos de roupas.
Mas essas tecnologias também despertam preocupação das organizações de defesa da vida privada, por serem potencialmente invasivas. Esses aparelhos poderiam escanear o rosto de uma pessoa que entra na loja e criar um perfil em um banco de dados, com informações como o tipo de casa que a pessoa mora, o modelo de carro, perfis em redes sociais e outros dados relevantes.
O grande sucesso do Kinetic, acessório que reconhece gestos e movimentos criado pela Microsoft, está ajudando a familiarizar as pessoas com esse tipo de tecnologia. O acessório, que funciona com o console Xbox 360, já teve 8 milhões de unidades vendidas.
Algumas agências estão testando o Kinetic em outras aplicações. A agência Razorfish usou o acessório para criar o "Da Vinci Experience", onde as pessoas pegam e movem objetos virtuais em uma tela. A agência Big Spaceship de Nova York está testando o Kinetic como um scanner em 3 dimensões que é ligado a uma impressora 3D -- a pessoa poderia entrar em uma loja e criar uma produto personalizado, como um brinquedo ou joia.  A agência R/GA fez uma parceria com a loja de moda infantil 77kids e testou um painel que funcionava como um "espelho mágico": reconhecia a imagem da criança e mostrava roupas sobre o modelo refletido.
Lojas de departamento querem testar sistemas que calculem as medidas de homens e mulheres, e façam sugestões de roupas disponíveis no estoque da loja.  Se aprovada pelo cliente, a roupa poderia ser comprada diretamente através da tela, por comandos de voz e gestos.

Veja o vídeo do "Da Vinci Experience":


DaVinci prototype on Xbox Kinect from Razorfish - Emerging Experiences on Vimeo.

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