Na semana passada, ocorreu um interessante fenômeno na Amazon.com. Uma camiseta aparentemente ordinária, com uma estampa de três lobos uivando para a lua, chegou ao topo da lista de roupas mais vendidas pelo site, vencendo os tradicionais jeans e calçados esportivos.
O ponto de partida foi um comentário engraçado a respeito da estampa no site humorístico CollegeHumor.com, que se espalhou rapidamente pela Internet e levou centenas de pessoas a deixarem comentários na página da camiseta na Amazon.com. Os usuários começaram a dizer que a camiseta tinha mudado suas vidas, atraído sorte e mulheres, curado doenças e outros exageros cômicos. Os usuários podem votar nos produtos da Amazon.com e, em poucos dias, a camiseta (que custa entre US$ 7,65 e US$ 17,93) se tornou um absoluto hit de vendas. Na página, os comentários engraçados já são mais de 600.
E não parou por aí. Como legítimo fenômeno de Internet, a piada se expandiu e sofreu mutações. Montagens em photoshop começaram a pipocar em vários sites, com inúmeras variações dos lobos uivando para a lua. Assim, uma simples camiseta com uma estampa de gosto duvidoso se tornou um "hit", um item de colecionador para um determinado grupo demográfico. E nesse meio tempo, a Amazon.com fatura com as vendas.
Varejistas, publicitários, empresas de mídia e até órgãos públicos quebram a cabeça para conseguir se conectar de modo efetivo com o público online. A lição aqui é clara: qualquer pessoa ou grupo, usando apenas um computador com acesso à Web, pode alterar o equilíbrio do jogo e manipular o mercado, em sites onde o feedback dos usuários é determinante. E isso pode ocorrer tanto por lucro, como por diversão -- como parece ser este caso.
Segundo Tim Hwang, que organiza o ROLFcon, um evento e site dedicado a "memes" e fenômenos da Internet, esse tipo de ação cômica está crescendo cada vez mais. E os sites onde os usuários são convidados a votar ou dar notas são os alvo mais frequentes dessas brincadeiras. Às vezes, com resultados positivos para o varejista ou dono da marca. Outras nem tanto.
Segundo Josh Abramson, co-fundador do CollegeHumor, o sucesso da camiseta dos lobos é que ela é tão cafona que passa a ser considerada "cool". Um grande número de "hard users" de Internet tem atração especial por esse tipo de itens. O próprio CollegeHumor mantém uma loja online onde vende centenas de camisetas com frases e desenhos irônicos, que pode ser visitado no BustedTees.com. Detalhe: nenhuma das camisetas à venda no site faz tanto sucesso quanto os lobos uivando para a lua.
A camiseta é feita por uma empresa de New Hampshire, que diz não se importar com o fato de seu produto ter se tornado uma piada na Internet. Michael McGloin, diretor da confecção, diz que é "importante saber rir de si mesmo". Ele certamente está rindo com a explosão de vendas do item. A "Three Wolf Moon" está esgotada, e empresa se apressa para produzir um novo lote, além de novos motivos com lobos. McGloin diz que os lobos já estavam fazendo sucesso antes do fenômeno em si. "Talvez seja o ano do lobo", arrisca ele.
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