Reporta Cirilo Junior, na Folha Online, que as vendas no comércio varejista em março cresceram 0,3%, na comparação com fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o IBGE, o resultado de março indica desaceleração no ritmo de crescimento das vendas do setor, após aumentos a taxas acima de 1% nos dois primeiros meses de 2009.
A desaceleração das vendas no comércio varejista em março não aponta uma tendência de queda, segundo o coordenador da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), Reinaldo Pereira. Segundo ele, a alta de 1,8% em relação a igual período em 2008, a pior desde novembro de 2003, teve influência decisiva do calendário, já que no ano passado, a Páscoa foi celebrada em março, e este ano, em abril.
'Acredito que o resultado poderia ter sido um pouco melhor se não fosse o efeito calendário. As vendas de hiper e supermercados foram fracas, e puxaram o resultado para baixo', afirmou Pereira.
Segundo a PME, as vendas de hiper e supermercados cresceram apenas 0,7% em relação a março de 2008, desempenho bem inferior ao que fora constatado em janeiro (7%) e fevereiro (5,7%). Em relação a fevereiro, as vendas deste segmento ficaram estáveis, após elevação de 2,4% no mês anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário