sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Amazon.com investe em linha própria de produtos


Reporta Geoffrey A. Fowler, no Wall Street Journal, que a Amazon.com, maior empresa de e-commerce do mundo, está investindo cada vez mais em mercadorias de rótulo próprio. A estratégia é transformar a antiga livraria online em um grande varejista da internet, com produtos em todas as categorias de consumo.
Um recente indicador dessa tendência é que a empresa (que ficou conhecida por vender conteúdos de mídia e por equipamentos high-tech como o leitor de livros Kindle) acaba de ganhar a patente de uma tábua de cozinha, com design exclusivo. O utensílio feito de bambu custa US$ 24,99, e é parte de uma linha exclusiva de produtos para cozinha. O chef Tom Douglas, de Seattle, ajudou a desenhar a linha de produtos.
A empresa não informa qual o percentual dos produtos de linha própria nas vendas anuais de US$ 19 bilhões, mas é possível ver que o site já vende mais de 1.000 produtos que são feitos exclusivamente para a Amazon. Pode ser pouco comparado com os milhões de outros itens em estoque no site, mas indica claramente que a empresa está mudando seu foco. Pela primeira vez em sua história, as vendas de "produtos em geral" (que vão de televisores a mobília e itens decorativos) superaram as vendas de produtos de mídia, como livros, filmes e videogames.
Para reforçar essa tendência, a Amazon.com agora tem sua própria equipe de design, apesar da produção de itens ser terceirizada.

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