quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Produtos de luxo entram na internet com atraso

Reporta Natalie Zmuda, na Advertising Age, que as marcas de luxo sempre esnobaram a internet como canal de comunicação e negócios. Apenas 33% das empresas de luxo usavam a internet para vendas há um ano, segundo uma pesquisa realizada por Scott Galloway, professor de marketing da NYU Stern School of Business. Depois de um ano de severa crise econômica, 66% dessas marcas estão marcando presença na web. Galloway pesquisou 109 marcas em 11 categorias, incluindo moda, produtos eletrônicas, jóias, hotéis e automóveis. Segundo ele, esnobar a internet era aceitável quando as vendas cresciam 11% ao ano nas lojas. Porém, no final do ano passado, esses varejistas de luxo viram que as vendas em lojas tinham despencado, enquanto os sites mostravam alto crescimento.
Em seu estudo, Galloway descobriu que as marcas de automóveis e produtos eletrônicos são as que usam a web com mais desenvoltura, enquanto jóias e viagens estão entre as piores categorias.
Por terem ignorado a internet por tanto tempo, a maioria dessas marcas não usa bem as possibilidades do meio eletrônico. Mas as empresas já perceberam que não podem ignorar a tecnologia, e o cenário deve mudar radicalmente nos próximos dois anos.

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