segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Varejo adota as mídias sociais, mas teme seu impacto

Segundo nota do Retail Information Systems, a adoção de sites de relacionamento e outras plataformas sociais pelo setor de varejo está extremamente alta. Segundo a pesquisa Community and Social Media Study conduzido pelo e-tailing group e pela PowerReviews. O estudo aponta que ferramentas sociais de internet já são usadas por mais de 50% dos varejistas e marcasas nos EUA, e o Facebook Fan Page lidera a tendência com 86% de adoção. Outras ferramentas incluem Twitter, blogs, resenhas sociais e vídeos virais.
Apesar desse crescimento no uso de sites sociais, o estudo apontou três grandes preocupações dos varejistas e fabricantes em relação ao uso de mídias sociais na internet:
1 - medo de degradação da marca ("as pessoas podem falar mal de minha marca e meus produtos para um público muito grande")
2 - medo de falta de competência ("estou usando técnicas ultrapassadas de marketing e vendas")
3 - medo de competitivade ("o cliente pode abandonar o site da empresa em busca de um site melhor e mais interativo")
Essas preocupações devem levar a mudanças de estratégia pelas empresas nos próximos 12 meses, com maior investimento na presença online. Segundo o estudo, os varejistas acreditam que as mídias sociais podem elevar as vendas, aumentar o envolvimento dos clientes, divulgar melhor a marca e aumentar a fidelidade à marca.

Nenhum comentário: