quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Digitalização do consumidor impactará varejo

Reporta Jonas Furtado, no Meio & Mensagem, que a propensão à digitalização do consumidor brasileiro mudará drasticamente as relações comerciais no varejo nos próximos anos. Haverá uma diminuição das margens de lucro dos fornecedores e um aumento da postura crítica do cliente na hora da compra. O panorama é a principal conclusão do Estudo sobre o Neoconsumidor, apresentado nesta teraç-feira, 15, à imprensa. A pesquisa é uma realização da empresa de consultoria GS&MD-Gouvêa de Souza, em parceria com o Grupo Ebeltoft. Durante o mês de julho foram ouvidas 5.500 pessoas em 11 países: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Portugal, Dinamarca, Romênia e Austrália. Segundo as diretrizes do estudo, neoconsumidor é a pessoa que tem acesso a diversos canais - inclusive aos digitais, como internet, celular e TV interativa.
Os números da pesquisa mostram o brasileiro como o consumidor mais propenso a aderir ao comércio eletrônico dentre as nacionalidades participantes. Dentre os recortes do estudo que sustentam a afirmação, estão:
- os brasileiros são os que mais se desapontam se não encontram suas lojas preferidas no ambiente da web (53%);
- são os mais receptíveis a receber promoções e propaganda pelo celular (42%)
- são os que mais acreditam que lojas sem website não existirão no futuro (57%)
- estão entre as três nacionalidades que mais comparam preços de produtos em sites especializados (73%)

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