terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pré-pagos são desafio para o mobile payment

Segundo nota do Telecom Online, ainda não existe um modelo de negócios definitivo para o uso do terminal móvel como meio de pagamento, mas a grande massa de usuários pré-pagos é um desafio para as operadoras da América Latina. A identificação desses usuários é fundamental para o desenvolvimento do mobile payment, na avaliação da consultoria Signals Telecom, que lançou um estudo sobre o mercado de transações móveis na América Latina. A conclusão é de que a identificação dos assinantes é necessária não só pela estruturação da base de clientes, mas também porque um cadastro de usuário será um pré-requisito para futuras aplicações baseadas em CRM (gestão de relacionamento com o cliente) que visam aumentar a receita média por usuário (ARPU).
No Brasil, a identificação dos usuários pré-pagos é obrigatória, mas não existe rigor na atualização deste cadastro. A incompatibilidade de informações chegou a ser um empecilho para a portabilidade numérica, o que obrigou a Anatel a editar uma resolução flexibilizando as exigências, como forma de não inibir a troca de operadora.

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