quinta-feira, 25 de março de 2010

FreshDirect atinge lucro vendendo produtos de mercearia online


Reporta Peter Cohan, no Daily Finance, que o setor de mercearias na Web sempre foi marcado por estrondosos fracassos, e não por sucessos. No auge da bolha pontocom, em 1999, um serviço chamado Webvan captou US$ 375 milhões com uma oferta de ações e chegou a valer US$ 1,2 bilhão na bolsa. A empresa anunciou planos ambiciosos para atender consumidores em 26 cidades dos EUA, e fechou um contrato bilionário para construir armazéns e centros de distribuição. Em 2001, a Webvan foi à falência depois que as ações perderam quase todo seu valor.
Como a Webvan, vários serviços que apostaram na venda de produtos frescos pela internet sofreram problemas e muitos prejuízos.
Uma década depois, a FreshDirect parece ter descoberto como ter sucesso nesse setor. Um dos segredos é não tentar ficar grande demais depressa demais. A empresa foi criada há 6 anos em Nova York e está conseguindo crescer com lucro. Segundo o CEO Rick Braddock, a empresa teve faturamento de mais de US$ 250 milhões em 2009. O executivo disse que a FreshDirect começou a dar lucro em 2008 e repetiu a dose em 2009 -- e isso em plena crise econômica nos EUA. Braddock diz que a empresa investiu fortemente na criação de um banco de dados muito eficiente sobre seus clientes, para atendê-los melhor e reduzir perdas e desperdícios. O sistema da FreshDirect registra os pedidos dos clientes e faz referências cruzadas para sugerir itens adicionais. Por exemplo, se um cliente encomendou filé mignon e batatas e vagens para acompanhar, se ele pedir apenas a carne em uma outra compra o site vai lembrá-lo da compra anterior. Esse "lembrete" tem funcionado bem para a empresa, fazendo com que os consumidores aumentem suas compras. O FreshDirect também mantêm um controle sobre o frescor do produtos, que são checados diariamente por uma equipe que avaliar cor, sabor, firmeza e ponto de maturação. Cada item recebe "estrelas", numa escala de 1 a 5.
Os consumidores de Nova York são famosos por serem exigentes e detalhistas, o que torna a cidade o laboratório ideal para testar serviços e aperfeiçoar os sistemas. Os novaiorquinos adoram o FreshDirect, o que torna sua expansão para outras cidades uma ação mais segura.

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