terça-feira, 9 de março de 2010

Novos concorrentes ameaçam domínio do Walmart nos EUA

Reporta Jack Neff, no Advertising Age, que a rede Walmart se mostrou a varejista mais resistente durante o pior da crise econômica, mas agora teve a primeira queda em vendas em sua história. O ataque vem de baixo (lojas de descontos de de um dólar se tornaram as preferidas dos consumidores em tempos de crise) e também de cima, com a pressão de lojas mais luxuosas.Em resumo, o Walmart está sendo espremido entre as lojas populares e as redes mais caras, e está perdendo market share para os dois lados. A situação está fazendo os analistas do setor nos EUA se perguntarem se as estratégias da direção da rede estão corretas. O risco maior não é a perda de consumidores com maior poder aquisitivo que "descobriram" o Walmart durante a crise (para os quais muitas estratégias de vendas são voltadas) e sim a multiplicação de redes de descontos e lojas de 1 dólar, que corroem a posição do líder em produtos de preços baixos.Para complicar, a concorrente Target venceu o Walmart numa comparação de preços em lojas espalhadas pelo país. E uma pesquisa recente da WSL Strategic Retail indicou que 75% dos consumidores das lojas de 1 dólar acham que essas lojas são mais baratas que o Walmart.Um porta-voz do Walmart disse que apesar da queda nas vendas, a empresa não perdeu seu foco na competitividade de preços. A intenção é continuar na liderança do mercado, e conseguir uma expansão nas margens de lucro. O executivo financeiro da empresa, Tom Schoewe, disse que preços maios baixos não querem dizer obrigatoriamente margens menores.

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