quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Groupon tem crescimento irregular no Japão

Reporta Hiroko Tabuchi, no New York Times, que o site de compras coletivas Groupon chegou ao Japão pronto para se tornar um caso de sucesso, e uma mania em um país hiperconectado. De fato, o site rapidamente conseguiu milhões de usuários no Japão. Recentemente, uma oferta de descontos em um pequeno salão de beleza gerou clientes suficientes para lotar a agenda até maio.
Mas o site enfrenta o outro lado do sucesso. Um restaurante próximo de Tóquio fez uma oferta nacional de um banquete de ano-novos através do Groupon, e o caso virou manchete dos jornais: muitos clientes furiosos postaram fotos de produtos de qualidade inferior na refeição, diferente do que havia sido anunciado no site.
O caso levou o fundador do Groupon, Andrew Mason, a postar um vídeo no site japonês da empresa, pedindo desculpas pelo incidente.
A experiência do Groupon no Japão também destaca outro obstáculo para o seu rápido crescimento mundial. O sucesso da empresa nos EUA fez surgir um grande número de cópias, justamente nos mercados estrangeiros cobiçados pelo Groupon. Com a pressa para estabelecer sua marca nesses mercado, o controle de qualidade das ofertas fica ameaçado. Com a explosão de sites concorrentes, o Groupon deixou de prestar atenção em detalhes -- numa cultura onde detalhes são muito importantes.
Por outro lado, o Groupon tem uma receita de sucesso nas mãos: é uma empresa global que se especializou em agir em cidades menores. Takuya Watanabe, chefe operacional do Groupon Japan, ressalta que o site faz sucesso em pequenas comunidades, longe das metrópoles e capitais.
E, é claro, oferecer descontos de até 90% em produtos e serviços é algo muito atraente. É um modelo particularmente interessante para os japoneses. Os consumidores japoneses são relativamente ricos, mas a economia do país vive um longo período de estagnação e isso leva a uma economia maior nos gastos.
Os japoneses também estão acostumados a usar cupons, que se tornaram populares através da Recruit, um grande grupo de mídia e publicidade que publicam revistas cheias de cupons para restaurantes, salões de belezas e outros serviços.

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