quarta-feira, 26 de maio de 2010

Chocolateria inglesa convida os clientes a comprar ações -- resgatáveis em chocolate

A rede inglesa de chocolaterias Hotel Chocolat, que tem 40 lojas no Reino Unido, EUA e Oriente Médio, quer expandir suas operações. Para isso, em vez de buscar grandes investidores ou empréstimos bancários, a rede está convidando seus consumidores a comprar ações da loja. O detalhe é que os dividendos são caixas de chocolates.
As ações "Chocolate Bond" terão duas categorias, e ambas vão garantir entregas mensais de caixas de chocolates especiais para os acionistas. Os compradores da categoria de 2.000 libras vão receber 6 caixas de chocolates especiais por ano, no valor de 107,70 libras.  Os que comprarem o pacote de 4.000 libras vão receber 13 caixas, valendo 233,35 libras. Depois de um período inicial de três anos, e a cada aniversário do investimento, os acionistas podem optar por receber o valor total em dinheiro. Se decidirem manter as ações, as caixas de chocolate continuarão chegando pelo correio.
Apesar da ideia ser inovadora, a empresa já tem experiência com a logística -- ela já mantém um clube de degustação com mais de 100.000 membros, que recebem amostras de chocolates em casa. A Hotel Chocolat infoma que o dinheiro será usado para ampliar a fábrica na Inglaterra, e abrir novas lojas pelo mundo.

Nenhum comentário: