Segundo nota do site InternetRetailer, a crise econômica do ano passado nos Estados Unidos teve um efeito catastrófico sobre as lojas tradicionais do país, que perderam dinheiro e estoques. Mas o efeito mais notável foi no comportamentos dos consumidores: um número cada vez maior prefere gastar com compras online.
Segundo o estudo Retailer Top 500 Guide, o crescimento do e-commerce nos EUA foi relativamente modesto em 2009, mas ainda assim é a área de maior expansão no setor de varejo do país. As vendas online cresceram 2% ano passado, atingindo US$ 134,9 bilhões -- enquanto o varejo como um todo teve queda de 3%, de US$ 2,13 trilhões para US$ 2,07 trilhões, segundo dados do Departamento de Comércio.
O Top 500 Guide indica várias tendências que mostram que os consumidores estão migrando cada vez mais para para o ambiente de compras online. Entre os principais destaques:
* A vendas dos 500 maiores varejistas online cresceram 8,7%, passando de US$ 116,28 bilhões em 2008 para US$ 126,38 bilhões em 2009.
* O tráfico total dos Top 500 aumentou 22,9%, atingindo 2,58 bilhões de visitas em 2009 (comparado com 2,10 bilhões de visitas em 2008)
* As vendas online já representam 6,5% do total do varejo, em comparação com 6,2% no anterior. As vendas incluem mercadorias gerais, mas não incluem restaurantes, lojas de conveniência e postos de gasolina.
* As operações online foram as únicas a registrar crescimento na maioria das grandes redes varejistas. Para 26 das 50 maiores redes, as vendas online cresceram enquanto as vendas em lojas tradicionais caíram.
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