quinta-feira, 6 de maio de 2010

Varejistas reduzem uso de sacolas plásticas

Se depender de alguns dos maiores varejistas do mundo, as sacolas plásticas descartáveis usadas para embalar mercadorias estão com os dias contados.
Nos EUA, a rede Wal-Mart anunciou que pretende reduzir seu uso de sacolas plásticas em 33% até 2013 -- impressionantes 9 bilhões de sacolas por ano. A empresa iniciou este ano um teste com três lojas sem sacolas plásticas na Califórnia. Já a loja de móveis sueca IKEA e a rede de mercearias Whole Food Market baniram o uso de sacolas em suas lojas desde 2008.
Um número crescente de lojas encoraja os consumidores a trazerem suas próprias sacolas de compras. Isso está fazendo surgir um novo nicho de produtos: sacolas de compras feitas a partir de materiais reciclados, como garrafas plásticas e retalhos de tecido ou borracha.
Segundo Dan Sabbah, presidente da Global Design Concepts em Nova York, as sacolas descartáveis são um artigo em extinção. Sua empresa formou recentemente uma parceria com uma empresa canadense para produzir sacolas de compras a partir de garrafas plásticas. A nova empresa, chamada Global Way, vendeu centenas de milhares dessas sacolas para grandes varejistas como Stop & Shop, CVS e Walgreen's, em promoções relacionadas com o Dia da Terra. Sabbah acredita que os varejistas estão na vanguarda dessa mudança, respondendo rapidamente às novas normas públicas sobre lixo e reciclagem de várias cidades.
Já para a Progressive Bag Affiliates (PBA), uma associação que reúne os maiores fabricantes de sacolas plásticas nos Estados Unidos, as sacolas não estão a caminho das extinção. Em vez disso, serão cada vez mais recicladas. Shari Jackson, diretora da PBA, aponta que a reciclagem é cada vez mais intensa na produção de sacolas. A PBA estabeleceu uma meta de 40% de reciclagem total na fabricação até 2015. Segundo Jackson, mais de 400 milhões de quilos de sacolas e películas plásticas foram reciclados em 2008. As sacolas foram reutilizadas na produção de uma grande variedade de itens, incluindo pisos, cercas, carrinhos de compras e novas sacolas. A executiva diz que a maioria dos grandes supermercados já tem coletores específicos para o descarte de sacolas plásticas, o que facilita o processo de reciclagem.
A maioria dos varejistas nos EUA cobra pelas sacolas reutilizáveis. Mas o preço está caindo. A média era de US$ 1 por sacola, mas em 2007 o Wal-Mart passou a cobrar 50 centavos de dólar. Os usuários das sacolas reutilizáveis dizem que elas são muito mais resistentes que as sacolas comuns, e têm maior espaço para mercadorias. E como a maioria é feita de plástico PET reciclado, elas podem descartadas nos coletores de plástico para nova reciclagem.
Kory Lundberg, gerente de comunicações sobre sustentabilidade, disse que a empresa quer se tornar a líder mundial em sacolas reutilizáveis de baixo custo. A Global Way, que está vendendo suas sacolas feitas de PET reciclado para a loja de brinquedos Toys 'R' Us, acredita que os consumidores mais jovens vão liderar a demanda por sacolas reutilizáveis. A empresa tem acordos de licenciamento para estampar personagens da Disney e de desenhos animados populares nas sacolas. Isso estimularia as crianças a lembrarem os pais de levar a sacola do Bob Esponja ou da sereia Ariel quando a família for às compras. Segundo Dan Sabbah, as crianças têm um grande papel na adoção de sacolas recicladas -- um grande número de campanhas públicas sobre o tema são voltadas para crianças em idade escolar.

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