sexta-feira, 14 de maio de 2010

Tecnologia móvel cria novo consumidor para o varejo

A explosão de novas tecnologias na nova geração de telefones móveis está transformando o consumidor do varejo em mercados como os EUA, a Europa e partes da Ásia. A conclusão é do estudo RIS/Gartner 2010 Retail Tech Trends Study, que avalia as novas tendências de consumo relacionadas com smartphones e outros aparelhos móveis.
Segundo Jeff Roster, analista da Gartner, o setor de tecnologias móveis está em transformação e evolução muito aceleradas. A combinação dessas tecnologias com o uso mais frequente de redes sociais nas decisões de compras (na forma de conselhos, indicações, índices, etc.) é crucial para determinar estratégias para o varejo. A resposta dos varejistas a essas transformações deve determinar as regras do futuro próximo, disse Roster.
De acordo com Joe Skorupa, da Retail Information Systems, o problema é que existe uma quantidade enorme de dados para os varejistas processarem. Skorupa menciona uma pesquisa recente da agência de marketing Merkle, que continha interessantes dados demográficos sobre os usuários de smartphones:
*  Entre os usuários, os homens são mais numerosos que as mulheres (53% a 47%), devido ao fato de que três vezes mais homens usam os celulares para trabalhar.
* 70% dos usuários de smartphones têm entre 18 e 29 anos de idade, e a maioria usa os aparelhos para enviar e receber mensagens de texto. Mas o número de "texters" cai com a idade.
* 44% dos usuários de celulares com conexão à internet checam e-mail regularmente em seus aparelhos. Na verdade, esses usuários gastam no celular um quinto do tempo total dedicado à leitura de emails. Nessa categoria, a idade mais frequente é em torno de 30 anos.
* 26% dos usuários que enviam SMS recebem mensagens com opt-in de empresas. A média é de 3,2 empresas por usuário.
* A maior penetração dos aparelhos com conexão à internet não ocorre entre adolescentes, mas entre os usuários na casa dos 30 anos.
Esses dados já seriam um bom ponto de partida para que varejistas pudessem traçar algumas estratégias de marketing. Mas Skorupa alerta que não há tempo a perder, porque as transformações são muito velozes. Tanto que dados com mais de seis meses já são considerados como ultrapassados por muitas firmas de pesquisa e estratégia.
Pagamentos via celular
Uma das tecnologias mais promissoras possibilitadas pela nova geração de telefones móveis é o pagamento automático, que substitui dinheiro e cartões de débito e crédito. Chamada NFC (Near Field Communications, ou Comunicações de Curto Alcance), essa tecnologia permite transações financeiras no espaço da loja, bastando aproximar o celular de um equipamento de leitura. Estima-se que esse tipo de pagamento movimentará US$ 630 bilhões globalmente até 2014, em comparação com US$ 170 bilhões este ano. A previsão é de um estudo da Juniper Research, que aponta uma curva de adoção acelerada de smartphones pelos consumidores e o lançamento de novos aplicativos ("apps") criados especialmente para lojas.
Segundo a Juniper, os mercados em desenvolvimento devem ter a maior expansão mundial desse tipo de pagamento, com crescimento na casa dos 30% ao ano. As três principais regiões de uso dos pagamentos móveis (Extremo Oriente e China, Europa e América do Norte) vão representar quase 70% do total das transações até 2014.
Em vários mercados, os varejistas estão formando alianças com fabricantes, distribuidores, desenvolvedores de softwares, operadoras de telefonia e bancos, para criar uma oferta integrada e segura de serviços de pagamento por celular. O estudo completo “Mobile Payments Markets: Strategies & Forecasts 2010-2014” pode ser baixado de graça no www.juniperresearch.com.

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