Imagine a seguinte oferta em um site: você paga R$ 25 e eles lhe dão um vale de R$ 50 em seu restaurante favorito na região. Parece ótimo, não? Mas tem uma pegadinha: você vai precisar convencer o maior número de pessoas a participarem também, porque se não houver pelo menos 100 interessados, a oferta não é válida. Ah, e você terá apenas 24 horas para conseguir isso.
Isso é um resumo da estratégia por trás do "social buying", as "compras sociais" pela internet. A ideia não é nova; na verdade suas origens remontam ao período da bolha pontocom, na virada do século. Mas a tecnologia não era madura o suficiente, e nem o público estava acostumado o bastante com a internet. Quinze anos depois, a web está tecnologicamente madura e a explosão de sites como Facebook, Twitter e similares mostra a disposição da nova geração em participar de grupos de interesse online. Além disso, a recessão econômica deixou os consumidores muito sensíveis a descontos e promoções. Com isso, os sites de compras sociais estão ganhando audiência rapidamente -- e despertando o interesse dos varejistas e das marcas.
Quase todos os sites de social buying são focados em uma grande cidade ou área metropolitana, oferecendo aos moradores descontos muito atraentes em uma grande variedade de produtos e serviços: livros, discos, perfumes, flores, refeições em restaurantes, tratamentos cosméticos, etc. A maioria estabelece um limite de tempo para a oferta e requer um número mínimo de participantes para validar a oferta. Quando esse número é atingido dentro do prazo determinado, todos os inscritos recebem um cupom válido.
Já falamos aqui sobre o Groupon, que é o maior site dessa tendência (atende diversas cidades nos EUA e Canadá, e agora está se expandindo na Europa).
Seguem mais alguns sites de social buying:
1. BuyWithMe
Os descontos oferecidos no BuyWithMe são de 50% ou mais. Dependendo da cidade, cada acordo é geralmente oferecido por uma semana. O serviço atende moradores de Boston, San Diego e Washington. O site já ofereceu cupons de US$ 50 em um dia de spa que custa US$ 100 e desconto de US$ 39 em um buquê de rosas grandes que custa US$ 85.
2. eWinWin
O eWinWin é diferente dos outros sites de compras sociais porque não exige um número mínimo de participantes para ativar uma oferta -- em vez disso, o desconto é progressivo: quanto mais pessoas participam, maior é o desconto (que pode chegar a 70% em alguns casos). O serviço está disponível em Tampa, Flórida.
3. Groop Swoop
O Groop Swoop foi lançado em outubro passado e sua área de ação é San Francisco e cidades da região. Há novas ofertas diariamente. O site exige um número mínimo de participantes, mas os descontos podem superar 50% em vários casos.
4. LivingSocial
O LivingSocial é o criador do aplicativo "Visual Bookshelf" do Facebook. No ano passado, o site resolver entrar na onda do social buying e agora oferfece descontos de mais de 50% em restaurantes, spas, hotéis, eventos esportivos e outros serviços. Está disponível em Atlanta, Austin, Boston, New York, San Francisco, Seattle e Washington D.C.
5. Play @ Savvy Circle
O Play foi lançado em 2007 como um site para auxiliar as pessoas a economizar nas compras, mas se transformou em site de compras sociais no Havaí. O site tem uma função chamada "prePLAY", onde os usuários se reúnem para "pressionar" um varejista a oferecer um desconto. Disponível em Honolulu.
6. Pricebunch
O Pricebunch informa que oferece um acordo diário, que passa a valer quando o número mínimo de participantes é atingido. O site oferece um crédito de US$ 10 na conta do usuário, quando um amigo indicado por ele completar a primeira compra. Disponível em Boston, Chicago, Los Angeles, San Francisco e Washington D.C.
7. SocialBuy
O SocialBuy acabou de ser lançado, e oferece acordos em Los Angeles e San Francisco. As ofertas são diárias, e incluem descontos e promoções de marcas como PinkBerry, Sprinkles Cupcakes e outros varejistas locais famosos -- em muitos casos, com descontos acima de 50%. O site planeja filiais em San Diego, San Jose, Las Vegas, Phoenix, Seattle e Portland.
8. TownHog
O TownHog também é novo, e atua apenas em San Francisco -- para se expandir em outros mercados, o site conta com o interesse dos moradores. Quanto mais pessoas de uma cidade postarem interesse pelo site, maior a chance de uma nova filial. O site oferece descontos em aulas de ginástica, serviços de spa e outras atividades, e também exige um número mínimo de participantes.
Um comentário:
Muito recentemente. o grupo leader de Social Buying, o americano GroupOn, comprou o europeu Citydeal!
Seria interessante acrescentar ao seu artigo tambem que existem atores de Social buying no Brasil: Peixe Urbano, Clickon, e outros mais confidenciais.
O Peixe Urbano tem uma verba de comunicação que ele só orienta no Facebook. Esta informação é bem relevante em termos de "como fazer Social buying hoje na Internet"!
Marc, O Melhor Fornecedor
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