Reporta Geoffrey A. Fowler, no Wall Street Journal, que o site Groupon (que oferece cupons de desconto online nos EUA e Canadá) anunciou sua entrada no mercado europeu, comprando a empresa alemã CityDeal GmbH de Berlim.
Com o acordo, o site sediado em Chicago poderá ampliar sua presença em um setor do e-commerce chamado "social buying", que cresce rapidamente. Os serviços de "compras sociais" oferecem descontos para os compradores somente quando um número mínimo de consumidores concorda em participar.
O Groupon envia emails diários para os usuários oferecendo ofertas no varejo locais de diversas cidades dos Estados Unidos e Canadá. O site cobra dos varejistas pelo serviço, que funciona como uma alternativa para a publicidade tradicional. O nome "Groupon" é uma combinação de "grupo" com "cupom". A empresa se capitalizou recentemente com a injeção de US$ 135 milhões das firmas de investimento Digital Sky Technologies e Battery Ventures, que avaliaram que o Groupon vale US$ 1,35 bilhão.
Já a alemã CityDeal foi criada por um grupo de empresários europeus que inclui os irmãos fundadores do eBay Europe, Marc, Oliver e Alexander Samwer. A CityDeal informa que tem mais de um milhão de assinantes em seu serviço de ofertas por email, opera em 80 mercados na Europa e empresa mais de 600 pessoas. A CityDeal recebeu US$ 12 milhões em investimentos iniciais.
Depois da integração, o nome da empresa será Groupon na Europa e na América do Norte. Com o acordo, a nova empresa terá 900 funcionários e estará disponível em 140 cidades de 18 países.
Outras empresas já haviam testado o conceito de "compras sociais" no passado, mas a idéia não causou impacto. Agora, com a mudança dos hábitos do consumidor e depois de um período de recessão (tanto nos EUA como na Europa), os consumidores e os varejistas se mostram mais receptivos a novos meios de encontrar ofertas e promoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário