Criar novos produtos a partir de sobras e materiais descartados oferece três benefícios importantes para as empresas: dá acesso a materiais por custo muito baixo ou até zero, permite a criação de produtos com uma "aura" de sustentabilidade e também gera uma cultura que os varejistas podem partilhar com seus consumidores, e estes com seus amigos. Cinco bons exemplos de empresas que investem nessa tendência:
1. NARWAHL — A empresa sediada na Califórnia recicla gravatas antigas na forma de novos produtos: carteiras, porta-cartões, capas para passaportes e pulseiras, com preços entre US$ 10 e US$ 25. Os itens são exclusivos, e podem ser comprados pelo site e em várias lojas nos EUA.
2. HELLO REWIND — Outra empresa que cria novos produtos a partir de peças de roupa. A Hello Rewind convida os consumidores a enviar suas velhas camisetas para a empresa, que transforma a peça em uma bolsa para laptop. A empresa apóia a ONG RestoreNYC, que ajuda vítimas de tráfico sexual.
3. RECYCLING ZYCHAL — Essa empresa da Filadélfia transforma guarda-chuvas velhos em capuzes, roupas para cães e brinquedos para gatos. As capas para cães são feitas sob encomenda, dependendo do tamanho do animal. A Recycling Zychal convida as pessoas a doarem seus guarda-chuvas velhos, e fazem uma doação para um abrigo de animais abandonados a cada guarda-chuva recebido.
4. ESCAMA STUDIO — uma colaboração de profissionais no Brasil e na Califórnia produz acessórios de moda usando técnicas tradicionais, a partir de materiais reciclados. Os produtos em destaque são sacolas, bolsas, acessórios e bijuterias feitos com centenas de anéis de latinhas de alumínio. Cada item é assinado pelo designer que o confeccionou. O site mostra o histórico de cada artesão e convida os consumidores a enviarem mensagens pessoais.
5. EMECO — A empresa produz cadeiras com 80% de alumínio reciclado. Em colaboração com a Coca-Cola, a Emeco passou a incluir um novo material: as cadeiras da linha 111 Navy Chair usam 111 garrafas PET recicladas. A Emeco faz uma campanha para encorajar a reciclagem doméstica de plástico e alumínio, mostrando que esse "lixo" pode ser usado para produzir itens funcionais e elegantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário