A loja online Amazon.com costuma ser inovadora na relação com os consumidores. Em 2009, o site lançou um serviço de troca de videogames e depois anunciou a recompra de DVDs usados. O passo seguinte foi a recompra de livros escolares usados -- e através desse sistema, o site anuncia agora a compra de livros usados em várias categorias.
A Amazon convida os usuários mais frequentes a vender de volta livros comprados recentemente, dando até uma lista dos itens mais desejados e o valor do vale-presente que o site oferece pelo livro. Depois, o usuário só precisa despachar o livro (gratuitamente, a Amazon paga pelo serviço). Quando o livro é recebido, a Amazon deposita o valor do vale-presente na conta do cliente.
Esses serviços são exemplos do crescente desapego a objetos usados uma só vez -- e várias empresas estão estimulando a recompra. Faz parte de uma tendência apelidada de "transumismo": a transformação do consumismo, com menos ênfase na acumulação de bens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário