sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Varejistas investem em megaliquidações

Reporta Nathalie Ursini, no Meio & Mensagem, que as redes varejistas estenderam a famosa liquidação pós-natal para o início do ano - normalmente, essas liquidações são realizadas apenas nos dias que antecedem o fim do ano. As empresas estão utilizando diversas estratégias para vender até a última peça do estoque. Cada rede trabalhou de uma maneira diferente, com ofertas variando dia a dia, os descontos mudam de acordo com os produtos e as quedas de preço chegam até a 70%.
Há 18 anos realizando a Liquidação Fantástica, o Magazine Luza inaugurou nesta sexta-feira, 7, a edição de 2011. Foram mais de 3 milhões de produtos com até 70% de desconto nas 496 lojas espalhadas por sete estados brasileiros. As lojas da rede funcionaram em horário especial, das 6h às 14h, com exceção das franquias de São Paulo e da Grande São Paulo que abriram suas portas uma hora mais cedo.
A Casas Bahia inaugurou sua liquidação já no segundo dia do ano e só vai terminar com o fim dos estoques. Os comerciais de ofertas divulgam a promoção que tem tempo indeterminado. Já o Saldão Ponto Frio acontece entre 6 e 8 de janeiro, também com descontos de 70% em todas as lojas do Brasil. Outra rede que apostou na  liquidação para poder renovar seu estoque foi a Tok&Stok, que fez uma oferta, em dezembro, para clientes preferenciais. Como o natal registrou um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2009, a rede especializada em imóveis estendeu sua campanha de 31 de dezembro até 23 de janeiro, com descontos entre 20% e 70%.
A rede francesa Leroy Merlin adotou uma estratégia um pouco diferente, agregando valor ao seu 5º Saldão Solidário Leroy Merlin. As ofertas de até 70% acontecem em todas as lojas da rede, entre 7 e 9 de janeiro. O grande diferencial é que, parte do lucro obtido com as vendas da liquidação será revertida para instituições de caridade. Para divulgar a primeira liquidação do ano, a empresa investiu em campanha para TV, material para internet e ponto de venda.
Nesta mesma semana, o WalMart apresentou a nova filosofia mundial de “preço baixo todo dia”. Apesar de não se tratar da avalanche de liquidações que acontecem no começo do ano, a rede aproveitou o momento para estrear sua campanha com a jornalista Marília Gabriela, criada pela Africa. As lojas da rede abriram as portas com alguns produtos constando preços 20% mais baixos.

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