sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Varejista dos EUA tem central de monitoração meteorológica

Reporta Laura Baverman, no Cincinnati.com, que a rede de mercados Kroger mantém uma equipe especializada em vigiar o clima 24 horas por dia em todo o território dos EUA, procurando antecipar qualquer condição ou catástrofe natural que possa afetar a produção e a distribuição das mercadorias. Deslizamentos de terra, chuvas torrenciais, incêndios florestais, tornados, furacões e nevascas são acompanhados no centro meteorólogico da Kroger na cidade de Blue Ash, Ohio.
Ao primeiro sinal de um grande desastre natural, o centro dispara alertas para preparar as lojas, centros de distribuição, unidades de produção, frotas de caminhões e os funcionários das lojas. A intenção é que os clientes mal percebam os efeitos de uma nevasca ou furacão no funcionamento das lojas.
Além disso, é crucial agir rapidamente em situações de clima difícil. Tempestades podem provocar cortes de energia elétrica e a mercadoria pode estragar. Estradas podem ficar bloqueadas. A segurança das pessoas fica ameaçada. E tudo isso pode custar milhões de dólares em prejuízos.
No centro de vigilância do clima em Blue Ash, os funcionários ficam diante de várias telas com as informações climáticas mais atualizadas, imagens de radares Doppler e outros dados, que são combinados em um grande mapa do Estados Unidos. No mapa estão assinaladas as 2.461 lojas da rede Kroger, seus 40 centros de processamento de alimentos e 34 centros de distribuição.
Dias antes da chegada de uma grande tempestade de inverno, as lojas da Kroger informam os fornecedores sobre possíveis aumentos nos pedidos de leite, pão, carne, ovos, cereais, e até sal grosso e pás para remover neve.

Nenhum comentário: