quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

NRF: o contexto do varejo no mundo

Relata Romano Pansera, no Meio & Mensagem, que a "Super Session" da National Retail Federation (NRF), o maior evento de varejo dos Estados Unidos e, atualmente, do mundo, foi sobre a economia global e seus reflexos no varejo. Ficou claro que a China continua sendo a locomotiva do mundo, com crescimento do PIB em torno de 10% ao ano. Já os Estados Unidos têm o desafio de manter a geração de emprego e o consumo do último semestre.
No Brasil, a economia interna é pujante, mas devemos observar o comportamento dos preços das commodities, que estão muito elevados por conta da demanda chinesa. Assim, se ocorrer algum tipo de restrição no mercado chinês, poderá haver redução do superávit da nossa balança comercial.
A boa notícia veio da Europa, onde Alemanha, França e Turquia começaram a dar sinais de que estão saindo da crise, com o crescimento das vendas do varejo no último trimestre. Por outro lado, continua a recomendação de prestarmos atenção à delicada situação de Portugal, Espanha e Grécia. Por isso, o primeiro semestre de 2011 será muito importante para vermos para onde caminharão o Euro e a Europa.
Ainda neste painel, ficou evidente que o consumidor tem muitos motivos para comprar em qualquer tipo de varejo, seja ele físico ou virtual. Com um leque maior de ofertas disponíveis, cabe ao varejo atender ao desejo do consumidor com uma comunicação mais direta, objetiva e, consequentemente, efetiva. Isso porque, quando o consumidor entra na loja física, o índice de conversão tem aumentado.
Na maioria dos varejos, independentemente do posicionamento, seja uma loja de luxo ou popular, o ticket médio aumentou. O consumidor quer uma relação emocional com o produto e o varejo. Quando ele vê um produto de que gosta, ele compra, independentemente do preço. Por outro lado, a sugestão de um dos painelistas é que os varejistas aproveitem as redes sociais com um conteúdo cada vez mais rico, porém não invasivo, para se relacionar com esse novo consumidor. Esta prática promove o conhecimento sobre a empresa e ajuda o consumidor a recomendar a marca para aos amigos.

Nenhum comentário: