A rede de varejo norte-americana Kroger Co. criou em 2010 um novo sistema de check-out automático chamado Advantage Checkout, que usa uma tecnologia de "túnel de escaneamento" para registrar as compras com velocidade muito maior. Agora, a Kroger deve fechar um acordo com uma grande empresa de tecnologia para produzir em massa o sistema, que poderá ser usado por outros varejistas.
A Kroger começou a testar o Advantage Checkout em algumas lojas no primeiro semestre do ano passado. Usando uma tecnologia óptica e uma esteira rolante, a máquina pode registrar o dobro do número de itens no mesmo período de tempo. Isso dá uma grande vantagem para a loja e para os clientes.
A Advantage Checkout foi considerada uma das principais inovações apresentadas no evento da National Retail Federation, que ocorreu na semana passada. Segundo a firma de análise Planet Retail, o scanner de túnel é a tecnologia mais inovadora do varejo em 2010. A Kroger projetou e desenvolveu o sistema em seu próprio laboratório.
A Kroger anunciou uma parceria com a Fujitsu para demonstrar a tecnologia. Durante o evento da NRF, um grande número de executivos do setor de varejo assistiu as demonstrações da máquina. Segundo o porta-voz da Fujitsu, o interesse pelo sistema é muito grande, e está sendo apontado como um modelo para o futuro dos caixas no varejo.
A Kroger já é uma antiga parceira da Fujitsu. A varejista já é a maior compradora das máquinas de autoatendimento U-Scan da Fujitsu. Segundo o porta-voz da Fujitsu, as duas empresas estão agora negociando a produção do novo sistema.
Enquanto isso, a Kroger continua a testar e desenvolver a tecnologia. A equipe liderada por Brett Bonner, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Kroger, está buscando criar um aparelho menor e ainda mais eficiente.
Segundo a avaliação da Planet Retail, a esteira rápida do scanner reduz em até 50% o tempo de registro das mercadorias, consequentemente reduzindo filas nos caixas.
De acordo com Chris Hjelm, diretor de tecnologia da Kroger, os clientes das lojas que estão testando o Advanced Checkout preferem usar esses caixas, porque são mais rápidos e práticos. Segundo o executivo, os clientes reconhecem que o sistema melhora a experiência de compra. Tanto nas máquinas operadas por funcionários como nos equipamentos completamente automatizados, as filas são menores e o pagamento é mais rápido. Segundo Hjelm, o sistema tem o potencial de resolver um grande gargalo das grandes lojas, que são as filas na hora de registrar e pagar as compras.
Segundo um comunicado da Kroger, os testes com o Advanced Checkout ainda são restritos a poucas lojas da rede. Além da Fujitsu, a varejista está trabalhando com a Adaptative Optics Associates para aperfeiçoar o sistema. Chris Hjelm diz que a Kroger pretende implementar a tecnologia em mais lojas da rede para determinar seu potencial.
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