A repórter Aiana Freitas, do Estado de S.Paulo, entrevistou Tony Hsieh, CEO da Zappos.com, loja virtual de sapatos que inovou não só por vender um produto difícil de ser comprado pela internet, mas por oferecer diferenciais como o envio gratuito e a devolução facilitada.
Aqui no Brasil, empresas como a perfumaria virtual Sack's e, mais ainda, a Netshoes, que também vende calçados online, se inspiraram, de alguma forma, na loja americana, que em 2009 foi vendida para a Amazon por quase US$ 1 bilhão.
A Zappos não foi, no entanto, o primeiro negócio de sucesso de Hsieh. Em 1999, ele vendeu para a Microsoft, por US$ 265 milhões, a LinkExchange, empresa de serviços online que criou quando ainda estava na faculdade. Em entrevista ao Estado, Hsieh fala de sua estratégia de negócios e de seu livro, Satisfação Garantida, que acaba de ser lançado no País pela editora Thomas Nelson Brasil.
Com o sucesso das empresas que criou, o sr. se tornou uma espécie de guru para muitos empresários. Qual é o seu diferencial como administrador?
Ser um empreendedor com senso de aventura. Se você está mais preocupado com a segurança que o emprego vai lhe garantir e em não correr riscos, então ser um empreendedor não é a escolha certa.
O sr. diz que é preciso aplicar a filosofia da "felicidade" nos negócios. Como?
No meu livro, defendo que a satisfação dos funcionários está diretamente relacionada à satisfação do cliente. E a maioria das pessoas está interessada em ganhar mais dinheiro, porque acredita que ele faz com que elas sejam mais felizes de alguma forma, lhes dá mais liberdade, menos estresse, mais tempo livre, etc. Então, se a felicidade é nosso objetivo final, faz sentido dar esse incentivo financeiro aos funcionários. Além disso, muitos estudos mostram que funcionários engajados são mais produtivos, e um dos melhores motivadores para isso é ter uma equipe unida, com amigos no trabalho.
(veja o restante da entrevista aqui)
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