Reporta Bart King, na Reuters, que os consumidores norte-americanos ainda são frequentemente enganados por lojas e marcas que são pretensamente ecológicas, mas que mentem em suas afirmações de sustentabilidade ambiental.
Um estudo recente da firma Cone, o "2011 Cone Green Gap Trend Tracker", diz que ao mesmo tempo os consumidores querem que essas empresas sejam punidas pelas alegações falsas. Cerca de 71% dos consumidores disseram que deixariam de comprar o produto se souberem que a empresa falsificou dados ecológicos, e mais de um terço (37%) boicotaria permanentemente todos os produtos de uma marca.
A quase totalidade dos entrevistados (97%, comparado com 90% em 2008) disse saber o significado dos rótulos "verde" e "ambientalmente responsável", e reconhecessem que as interpretações podem ser dúvidas. Mais de 40% acreditam erroneamente que esses termos significam que um produto tem impacto posiitivo sobre o meio ambiente. Apenas 29% entendem que esses termos querem dizer que os produtos têm impacto ambiental menor que as versões anteriores ou produtos concorrentes.
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