A temporada de datas sazonais no ecommerce deverá começar em alta em 2011. Segundo a e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, o Dia das Mães contribuirá com R$ 750 milhões no ano, o que significaria um acréscimo nominal de 20% em relação a 2010, quando faturou R$ 625 milhões. O período, contabilizado pela e-bit entre 24/04/2011 e 08/05/2011, é o segundo mais lucrativo para o setor, ficando atrás apenas do Natal.
Para Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, a data é um dos momentos mais esperados do ano pelos e-lojistas. “O Dia das Mães tem uma importância significativa no e-commerce brasileiro. Para o mercado, é um período de alto pico de vendas e faturamento. Os empresários virtuais devem estar atentos a esse fato e planejar bem a estrutura logística de suas lojas para atender a demanda de pedidos”, assinala o executivo.
A previsão de 20% de faturamento, inferior aos 30% esperados para 2011, tem uma razão: “nesse mesmo período no ano passado, a Copa do Mundo provocou uma forte expansão nas vendas de TVs de tela plana, elevando o tíquete médio e o faturamento da data”, explica Guasti.
A maior competitividade do mercado, buscando atrair a atenção dos novos consumidores que estão entrando no e-commerce, deve motivar ainda mais os filhos a presentearem suas mães virtualmente. Para a data, as categorias de produtos mais vendidos devem ser Cosméticos e Perfumaria, Eletrodomésticos, Flores e Cestas e Moda e Acessórios, categoria que ganha cada vez mais força no setor.
“O brasileiro gosta de dar presentes e, tratando-se de uma data com grande apelo emocional, projetamos um Dia das Mães profícuo para o comércio eletrônico brasileiro em 2011. Os consumidores que se planejaram devem tirar proveito, por exemplo, dos Clubes de Compras, que oferecem produtos de Moda e Cosméticos com grandes descontos”, finaliza o diretor da e-bit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário