Um novo sistema de cupons digitais acaba de ser lançado nos Estados Unidos e promete ser diferente da atual onda de sites de promoções e descontos.
O serviço criado pela empresa SavingStar Inc. vai funcionar com os programas de fidelidade de grandes redes de varejo e supermercados dos EUA, como a Shaw's, Stop & Shop e CVS. O sistema vai oferecer ofertas e promoções em itens como sucos, toalhas de papel, fraldas e medicamentos.
Segundo David Rochon, CEO da SavingStar, a abordagem é diferente dos sites de descontos. Não se trata de oferecer uma promoção em um spa ou em restaurante japonês, mas em itens de uso diário, que atingem um número maior de consumidores.
O sistema funciona assim: os usuários se cadastram no site do SavingStar ou acessam o serviço através de um aplicativo para smartphones, e inserem os números de seus cartões de fidelidade das redes de varejo que participam do programa. Depois, é só clicar nos cupons de ofertas de cada loja.
Quando o cliente visita uma das lojas participantes e compra algum produto em oferta, o valor economizado é automaticamente depositado em uma conta da SavingStar. Depois, os usuários da SavingStar podem usar os valores acumulados de várias maneiras, incluindo um depósito em dinheiro na conta bancária ou a conversão em vales de compras para a Amazon.com. O executivo David Rochon ressalta que não é preciso imprimir qualquer cupom ou comprovante, reduzindo o impacto ambiental da operação.
É interessante que a empresa preferiu lançar primeiro o aplicativo para celulares, antes da estreia do site oficial. O app está disponível nos EUA a partir desta semana, com mais de 50 ofertas de produtos -- incluindo toalhas de papel da marca Bounty, salsichas Ball Park e molho para salada Hidden Valley Ranch (todos produtos muito populares e procurados pelos consumidores norte-americanos). David Rochon disse que o número de ofertas vai crescer rapidamente.
É interessante notar que o o foco estratégico do serviço não são ofertas como jantares em restaurantes de luxo ou tratamentos estéticos, mas produtos da cesta básica americana.
O lançamento do SavingStar merece atenção porque é o primeiro serviço do gênero com alcance nacional nos EUA. Já existem serviços similares, mas eram todos restritos a cidades e regiões. Kathy Spencer, autora do livro "How to Shop for Free" ("como comprar de graça", numa tradução livre), diz que está muito animada com o lançamento do SavingStar. Ela disse que aguardava há tempos o surgimento de um sistema assim, aproveitando a convergência das tecnologias e os interesses dos varejistas e consumidores. Segundo ela, a solução é atraente para o consumidor médio americano, que se acostumou a procurar as melhores ofertas desde a crise econômica de 2008. Com um sistema que reúne os cartões de fidelidade e avisa via celular sobre novas promoções, o SavingStar tem grandes chances de se tornar o maior sucesso do ano no varejo dos EUA.
Segundo Mike Tesler, da consultoria Retail Concepts, o SavingStar é uma ótima ideia. Para ele, o desafio para a empresa será se estabelecer em um cenário já lotado de concorrentes que oferecem ofertas e cupons eletrônicos. Tesler diz que a SavingStar deve focalizar sua atenção na educação dos consumidores a respeito das vantagens de seu sistema.
Tesler disse que o sistema da SavingStar terá mais chances de sucesso se os usuários puderem usar os descontos imediatamente. O analista diz que os consumidores vão adotar mais rapidamente um sistema que demonstre claramente suas vantagens em curto prazo, em contraste com um esquema onde o cliente precise fazer muitas compras antes de poder usufruir das promoções.
Um comentário:
No Brasil o http://cuponzeria.com oferece cupons de descontos também
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