segunda-feira, 11 de abril de 2011

Varejistas dos EUA empilham mercadorias nas lojas como estratégia

Reporta Stephanie Clifford, no New York Times, que as lojas dos Estados Unidos estão apostando em grandes pilhas de mercadorias espalhadas por todos os espaços como uma maneira de levar o consumidor a comprar mais.
Depois dos anos de recessão com cortes nos estoques e prateleiras com poucos produtos, as lojas estão revertendo a tendência e lotando corredores e áreas de circulação com verdadeiras montanhas de produtos.
A rede Dollar General está elevando a altura padrão de suas prateleiras para quase dois metros; a J.C. Penney está cobrindo paredes antes vazias com mostruários de acessórios e bijuterias; a Old Navy está incluindo corredores com itens como cantis, doces e lancheiras; e a rede de produtos eletrônicos Best Buy está pensando em vender itens de grande porte, como Segways e bicicletas, para ocupar o espaço livre de lojas que vendem aparelhos de som em miniatura e TVs cada vez mais finas.
O Walmart dá um bom exemplo dessa nova tendência -- há dois anos, as lojas da redes nos EUA passaram por uma remodelação para atrair os "consumidores da crise". A mudança limpou corredores e esquinas de pilhas de produtos, fez sumir as caixas cheias de produtos espalhadas pelas lojas e reduziu o número de itens vendidos em 9%. Isso teve uma ótima aceitação pelos clientes, e as vendas dispararam.
Agora, o Walmart não está achando que fez uma boa jogada. Os consumidores se acostumaram a comprar menos nas lojas da rede, e isso não é uma boa estratégia de longo prazo. Assim, muitas lojas estão passando por uma "re-remodelação", voltando a exibir pilhas gigantes de produtos e aumentando a variedade das mercadorias nas prateleiras.
São muitos fatores econômicos que influenciam essa tendência. Os contratos de aluguel de muitas lojas são longos e caros, e faz sentido aproveitar melhor os metros quadrados ociosos.
As redes de varejo também reduziram seus programas de construção de mais lojas próprias, e isso faz com que as lojas tentem aumentar o faturamento vendendo mais produtos nas lojas existentes.


 

Nenhum comentário: