Reporta Stephanie Clifford, no New York Times, que as lojas dos Estados Unidos estão apostando em grandes pilhas de mercadorias espalhadas por todos os espaços como uma maneira de levar o consumidor a comprar mais.
Depois dos anos de recessão com cortes nos estoques e prateleiras com poucos produtos, as lojas estão revertendo a tendência e lotando corredores e áreas de circulação com verdadeiras montanhas de produtos.
A rede Dollar General está elevando a altura padrão de suas prateleiras para quase dois metros; a J.C. Penney está cobrindo paredes antes vazias com mostruários de acessórios e bijuterias; a Old Navy está incluindo corredores com itens como cantis, doces e lancheiras; e a rede de produtos eletrônicos Best Buy está pensando em vender itens de grande porte, como Segways e bicicletas, para ocupar o espaço livre de lojas que vendem aparelhos de som em miniatura e TVs cada vez mais finas.
O Walmart dá um bom exemplo dessa nova tendência -- há dois anos, as lojas da redes nos EUA passaram por uma remodelação para atrair os "consumidores da crise". A mudança limpou corredores e esquinas de pilhas de produtos, fez sumir as caixas cheias de produtos espalhadas pelas lojas e reduziu o número de itens vendidos em 9%. Isso teve uma ótima aceitação pelos clientes, e as vendas dispararam.
Agora, o Walmart não está achando que fez uma boa jogada. Os consumidores se acostumaram a comprar menos nas lojas da rede, e isso não é uma boa estratégia de longo prazo. Assim, muitas lojas estão passando por uma "re-remodelação", voltando a exibir pilhas gigantes de produtos e aumentando a variedade das mercadorias nas prateleiras.
São muitos fatores econômicos que influenciam essa tendência. Os contratos de aluguel de muitas lojas são longos e caros, e faz sentido aproveitar melhor os metros quadrados ociosos.
As redes de varejo também reduziram seus programas de construção de mais lojas próprias, e isso faz com que as lojas tentem aumentar o faturamento vendendo mais produtos nas lojas existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário