sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"Caixas lentos" para pessoas sem pressa

O site especializado Springwise detectou a tendência da valorização da "lentidão" ("slowness") como um diferencial apreciado pelos consumidores. O mercado K-citymarket na Finlândia lançou caixas especializados em atendimento "anti-expresso". Chamadas de "Elä hättäile", essas filas são destinadas não apenas aos clientes idosos ou portadores de deficiências, mas também para aqueles que não querem se estressar com a experiência de compras.
A inspiração veio de uma pesquisa com portadores de deficiências mentais, em parceria com com o grupo de pesquisa MIND da Universidade Aalto. Nos caixas lentos, funcionários treinados atendem os clientes de acordo com as necessidades individuais, o que inclui colocar as mercadorias na esteira, ajudar com os pagamentos, responder dúvidas e embalar os produtos. O processo é adaptado ao ritmo de cada consumidor, incluindo o tempo para conversar. O mercado oferece até um sofá para os clientes esperarem sua vez.

Nenhum comentário: