terça-feira, 8 de novembro de 2011

Trendwatching: a tendência "Dealer-Chic", onde a pechincha vira símbolo de status


Nós já falamos sobre PRICING PANDEMONIUM (PANDEMÔNIO DOS PREÇOS) antes, mas já está mais do que na hora para um Trend Briefing completo a respeito deste fenômeno, examinando não apenas as várias maneiras inovadoras usadas pelas marcas para fazer promoções e ofertas, mas também como a atitude dos consumidores em relação aos descontos e ofertas está mudando.

Aliás, a avalanche de ofertas atualmente disponíveis aos consumidores não é apenas um sintoma de curto prazo da crise financeira; DEALER-CHIC chegou para ficar:
DEALER-CHIC | Os consumidores sempre adoraram conseguir boas ofertas ou recompensas exclusivas, mas em vez de precisar esconder as próprias barganhas, garantir a melhor oferta hoje é algo aceito, para não dizer almejado, pelos compradores. A caça por ofertas vai continuar fazendo parte integral da vida dos consumidores, já que hoje isto não está ligado apenas à economia de dinheiro: traz consigo emoção, sensação de empenho e de controle, e noção de esperteza, de modo que também se torna uma fonte de status.
Mas, não estamos dizendo que todos os tipos de consumo serão dominados por bens e serviços com desconto. No entanto, para consumidores preocupados com os status (leia-se: todos eles ;-),aproveitar ao máximo descontos e ofertas já não é mais considerado algo que dá trabalho ou que é motivo para acanhamento, mas simplesmente uma coisa inteligente.
Aliás, DEALER-CHIC é mais um exemplo das mudanças de longo prazo que estão se dando na arena com consumo, em que consumidores precavidos têm mais escolhas, maiores expectativase mais controle, ao mesmo tempo em que consumidores maduros têm relação cada vez menos de reverência no que diz respeito às marcas.
Então, apresentamos aqui apenas três das razões por que DEALER-CHIC tem tudo para crescer cada vez mais nos próximos anos:
  1. MAIS POR MENOS: Ao mesmo tempo em que muita gente nas economias desenvolvidas talvez tenha menos dinheiro para gastar neste momento, os consumidores de todos os lugares sempre vão querer experimentar mais.
  2. O MEIO É A MOTIVAÇÃO: Os consumidores hoje recebem alertas sobre ofertas e promoções, que usam, reaproveitam e compartilham por meio de novas (e portanto infinitamente mais emocionantes e atraentes) tecnologias.
  3. O MELHOR DO MELHOR: Com acesso instantâneo, móvel ou online, a ofertas e também aavaliações sobre elas, os consumidores hoje podem ficar confiantes de que conseguirão o melhor preço pelo melhor produto ou serviço. (fonte: Trendwatching, www.trendwatching.com)

Nenhum comentário: