A rede de lojas Gap nos EUA acaba de anunciar que vai usar o sistema de pagamentos via celular Google Wallet em 65 lojas na Califórnia, incluindo lojas das bandeiras Gap, Old Navy e Banana Republic. A Gap passa a integrar um grupo de grandes varejistas que já usam a tecnologia nos EUA: Macy's, OfficeMax, Foot Locker, Toys "R" Us, Guess, American Eagle Outfitters e The Container Store. Para estimular o uso do sistema, a Gap está oferecendo descontos de 15% nas compras para os usuários do Google Wallet em suas lojas, até fevereiro de 2012.
O aplicativo Google Wallet está disponível nos smartphones Nexus S 4G da Sprint, e as operações financeiras são realizadas pelo MasterCard PayPass. Segundo as empresas, o aplicativo arquiva de modo seguro versões virtuais dos cartões de pagamento tradicionais usados pelo cliente, além de cupons, cartões de fidelidade e vales-presentes. Usando a tecnologia Near Field Communication (comunicação de curto alcance, ou NFC), o app permite que os clientes paguem pelas compras com um simples toque no celular.
O diretor global de desenvolvimento da Gap, Nick Sheth, disse em um comunicado à imprensa que a marca reconhece que os consumidores usam cada vez mais os smartphones nas compras, para localizar lojas, pesquisar os produtos e até fechar a compra. Sheth disse que a parceria entre o Google e a MasterCard torna mais fácil comprar através do celular.
A adoção do sistema pela Gap, mesmo que ainda em fase de testes, é um indicador de que sistemas de pagamento sem contato ("contactless") estão ganhando terreno no varejo norte-americano. Em outubro, a rede OfficeMax anunciou que vai instalar terminais de pagamento via NFC em mais de 100 lojas, nos principais mercados do país.
No Canadá, a Sears informou que suas lojas agora aceitam pagamentos com o MasterCard PayPass em compras de até US$ 50, incluindo impostos. Os clientes podem usar um cartão tradicional com o sistema PayPass ou através de um smartphone.
Para aproveitar essa tendência de crescimento, o Google decidiu fundir seus serviços de pagamento. Os usuários do Google Checkout serão convidados a migrar para o Google Wallet na próxima vez que fizerem login no serviço, e webmasters de sites comerciais serão orientados para realizar a transição no começo do próximo ano.
Para os usuários do Google Checkout, o Google promete que a transição para o Wallet será suave, basicamente a mudança da marca do serviço. Ao transferir as informações de pagamentos e cobranças para a plataforma Wallet, os usuários poderão programar de modo mais fácil o aplicativo.
Os usuários do Google Wallet para pagamentos no espaço das lojas serão capazes de usar as mesmas informações de contas para compras online que já usavam no Google Checkout. Isso significa que o novo sistema vai borrar as fronteiras da compras online e offline. As informações de pagamentos arquivadas no Wallet ficarão disponíveis para compras online, incluindo o Citi MasterCard (o primeiro cartão que assinou a parceria com o Google) ou cartão pré-pago do Google.
É uma ótima estratégia para o Google em um mercado muito sensível. Os consumidores modernos querem comprar de modo cada vez mais prático, tanto em lojas de cimento e tijolo como na internet. E com a inclusão de grandes redes de varejo, os sistemas que usam a tecnologia NFC devem se popularizar rapidamente. Há ainda uma série de outros sistemas concorrentes, com nível variado de sucesso, mas o Google e parceiros de peso como a MasterCard podem forçar a adoção mais rápida do sistema Wallet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário