Nisan Gabbay criou o Sociable Labs com o objetivo de tornar as redes sociais mais úteis para os varejistas, sem que fosse necessário "entregar as chaves da loja" para o Facebook. Gabbay observa que é hora de mudar o foco "business-to-consumer" para um marketing mais pessoa-a-pessoa.
Essa abordagem pode transformar o Sociable Labs na arma secreta que os comerciantes estavam esperando, em sua relação com as mídias sociais. A empresa foi criada recentemente na Califórnia, e oferece um conjunto de aplicativos que podem ser incorporados diretamente no site de comércio eletrônico do varejista. Em entrevista para o site Fast Company, Gabbay disse que o objetivo do Sociable Labs é maximizar as vendas através dos sites sociais, e não apenas fazer uma divulgação da marca. Gabbay diz que para isso, o comerciante não deve interferir na conversa entre amigos, como ocorre no Facebook e outros sites.
Gabbay cita o exemplo do Active.com, um site que lista e vende inscrições para eventos esportivos como maratonas, corridas de bicicleta e esportes de quadras. O Active.com usa os aplicativos RSVP e Purchase Share do Sociable em suas páginas de eventos e registro de compras. As pessoas que visitam esses páginas pode ver as listas de eventos em suas regiões, quais os eventos que seus amigos do Facebook vão participar e então informar seu interesse em participar -- depois de se inscreverem (e pagarem) através do Active.com.
Divulgar a participação das pessoas em eventos esportivos gera uma percepção importante para o Active.com, gerando maior participação em outros eventos listados pelo site. O envolvimento dos usuários é muito maior do que o mero "curtir" do Facebook. Com os aplicativos do Sociable, o Active.com conseguiu uma taxa de conversão 300% maior do que tinha antes nas redes sociais.
O Sociable Labs ainda é uma operação modesta, com poucos clientes nos EUA. A startup começou com capital inicial de apenas US$ 75.000 (do fundo fB Fund, do Facebook), e recebeu posteriormente mais US$ 1 milhão dos chamados investidores "anjos". Esta semana, o site finalmente está totalmente aberto ao público, e acaba de receber mais US$ 7 milhões da firma Battery Ventures. No momento, o Sociable tem cerca de 10 clientes, incluindo os sites de moda Haute Look e Rue La La, e uma marca de roupas esportivas, Backcountry.
Um dos destaques do Sociable Labs é uma plataforma de ROI (retorno de investimento) que tem a capacidade de "aprender" com as experiências do varejistas, permitindo que o comerciante identifique (e descarte) as campanhas de marketing que não funcionam, e reforce aquelas que dão resultados.
Segundo Brian O’Malley, sócio da firma de capital Battery Ventures, nos últimos dois anos os varejistas gastaram milhões de dólares em mídias sociais, mas a maioria deles ainda não viu o retorno desse grande investimento. O'Malley disse que o Sociable Labs está muito bem posicionado para oferecer uma mudança importante nesse cenário. O cenário precisa mesmo mudar. Um estudo recente da Forrester mostrou que 62% dos varejistas consultados não sabem avaliar com clareza o retorno dos investimentos em mídias sociais.
Os amigos são os maiores incentivadores de compras no mundo digital, superando a opinião de celebridades ou especialistas. Gabbay sugere que os varejistas criem meios para que os consumidores sejam os principais agentes de vendas na redes sociais -- influenciando decisões de compras de todos os seus amigos. Segundo avaliação do Sociable Labs, cerca de 40% dos usuários de internet nos EUA fazem compras online ao mesmo tempo que estão conectados ao Facebook, Twitter e outros. As pessoas entram nos sites de e-commerce para ver os produtos, e consultam as mídias sociais para saber opiniões e recomendações.
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