quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Exemplos de "Dealer Chic": Dealirious, a criatividade das ofertas online

Claro que DEALER-CHIC tem mais que ver com a mudança das atitudes dos consumidores do que com as novas tecnologias. Os cupons só tratavam de economizar dinheiro, ao passo que a nova raça de ofertas geralmente estão ligadas a transformar a busca por uma boa oferta em algo divertido, gostoso e inteligente:

  • Sneakpeeq é um site de ofertas online, mas nenhum preço está listado. Em vez disso, os usuários precisam clicar no item para dar uma “peeq” (olhada ) e ver o preço; cada “peeq” faz com que o preço diminua, mas só até acabar o estoque do site. Os clientes têm 15 segundos para clicar e comprar. Eles podem escolher conferir o preço posteriormente, mas isso pode significar perdê-lo para outro comprador.
  • Para promover o lançamento de sua loja na Regent Street, em Londres, a varejista de moda japonesa Uniqlo instalou a Uniqlo Happy Machine (Máquina Feliz da Uniqlo). Em diversos horários, a máquina soltava certos itens com preços com descontos enormes.
  • Em maio de 2011, o grupo francês de supermercado Carrefour organizou a "Hora Mágica"para 200 famílias no Brasil. Durante uma hora, os clientes selecionados (todos com o cartão de fidelidade da loja) tiveram acesso exclusivo à loja em Osasco, com descontos de até 50% em produtos não-alimentícios e um café da manhã de boas vindas.
  • Em agosto de 2011, o site de ofertas diárias Living Social ofereceu aos passageiros de um táxi de Londres a escolha de seguir até seu destino ou uma experiência-surpresa determinada por um dado. Entre as experiências estavam aulas de culinária e visitas a áreas naturais.
  • Em setembro de 2011, o supermercado ICA Vanadis, de Estocolmo, apresentou uma iniciativa em que os descontos nos produtos aumentavam na medida em que mais clientes faziam seu check in na loja pelo Facebook.
  • A loja de roupas masculinas Bonobos, dos EUA, promoveu uma “caça aos ovos de Páscoa online” com códigos promocionais escondidos nas páginas do site da Bonobos que os usuários podiam usar para resgatar ofertas especiais que representavam descontos entre US$ 10 e US$ 500.
  • Em setembro e outubro de 2011, a loja de vestuário feminino Lane Bryant, dos EUA, promoveu sua linha de jeans T3 com uma campanha interativa no Facebook. Os clientes podiam jogar o Rode & Ganhe uma vez por dia para tentar obter um vale-presente de US$ 75, que podia ser resgatado na loja, com 62 prêmios disponíveis a cada dia.
  • Em março de 2011, a loja de roupas Gap, nos EUA, lançou um site de ofertas únicas, o  gapmyprice.com, em que os clientes podiam resolver quanto queriam pagar por suas calças de sarja e fazer uma oferta online. A loja então apresentava seu preço, que os consumidores podiam aceitar ou fazer uma nova oferta, até que se chegasse a um acordo relativo ao preço final.
  • Daitan (concessionária que vende carros usados da montadora japonesa Honda) deu aos brasileiros a oportunidade de propor preços para os carros de seu site. Por meio da página  “Faça sua Oferta”, os consumidores podiam apresentar o valor que desejavam pagar e, se a oferta fosse aceita, a equipe de vendas da Daitan entrava em contato com a pessoa para providenciar a venda.
  • ScoreBig, dos EUA, oferece aos consumidores descontos para eventos e ingressos de partidas esportivas. Parecido com o site de ofertas de viagens Priceline, os usuários escolhem uma área de assentos e fazem uma oferta pelas entradas, que podem ser aceitas ou rejeitadas pelo local.
Na verdade, não há quase nenhum setor de negócios que não esteja adotando o DEALER-CHIC, mesmo aqueles que tradicionalmente fugiriam dos descontos:
  • Em junho de 2011, a marca de moda de luxo Oscar de la Renta lançou seu próprio clube de descontos, o Backstage Pass, para vender itens com desconto diretamente às clientes em vez de usar sites de vendas-relâmpago secundários.
  • Em maio de 2011, o estilista Derek Lam, sediado nos EUA, colocou cinco vestidos de sua coleção 2011 de 16 peças, que tinha sido desfilada na New York Fashion Week em fevereiro de 2011, no eBay. Os usuários do site de leilão foram convocados a votar em seus cinco preferidos para determinar quais entre os 16 deveriam ser colocados a venda a preços fixos do tipo “compre agora”. 120 mil usuários do eBay votaram; com preço entre US$ 175 e US$ 225, os vestidos saíram por um valor bem mais em conta do que as criações habituais de Lam.
  • Junho de 2011 viu o lançamento do Savored, nos EUA. Trata-se de um site apenas para membros que dá a seus usuários descontos de 30% em uma seleção feita a dedo de restaurantes refinados em dez cidades de um país. Em vez de oferecer aos clientes uma “oferta fixa”, os restaurantes separam um certo número de mesas para os membros do Savored, que pagam uma taxa de reserva de US$ 10 para receber o desconto de 30%. Isso se aplica à conta final de toda a comida e bebida, sem a necessidade de cupons nem de códigos de oferta.
  • Usuários do aplicativo móvel do Daily Gobble também podem obter ofertas quando comem fora do horário de pico em diversos restaurantes de Nova York.Em vez de exigir um cupom, os clientes fazem o upload de uma foto da conta para receber crédito no Paypal.
  • Em abril de 2011, o site de vendas-relâmpago de pacotes de férias Jetsetter, dos EUA, fez parceria com uma comunidade online fechada, a ASMALLWORLD, para oferecer a seus membros oportunidades de viagens com desconto, selecionadas pelo Jetsetter.
(fonte: Trend Watching,  www;trendwatching.com)

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