terça-feira, 18 de maio de 2010

Site inglês oferece aluguel e "empréstimos" de produtos

A Apple já vendeu mais de 1 milhão de iPads, mas ainda há milhares de consumidores que gostariam de testar o aparelho antes de comprá-lo. Pessoas assim são o público do site inglês Bid and Borrow, que é focalizado no uso coletivo de produtos de consumo. No site, uma pessoa interessada pode alugar um iPad por 20 libras ao dia.
O site oferece uma ampla variedade de itens, postados por usuários interessados em alugá-los. Os interessados podem pagar um valor diário pelo uso ou trocar por serviços ou outros produtos. Os clientes podem reservar produtos com antecedência.
Uma tendência que se tornou popular durante a recessão, a moda de testar o produto antes de comprar já foi vista em várias aplicações de varejo -- as pessoas alugam ou fazem test-drive de carros, livros de culinária, câmeras de vídeo, instrumentos musicais. No caso do Bid and Borrow, o destaque é a possibilidade de alugar produtos eletrônicos de ponta, especialmente lançamentos que ainda não estão disponíveis em todos os mercados.
Esse é talvez um desdobramento do "social buying" que já mencionamos aqui, combinado com a idéia de "tryvertising". Um mercado de trocas virtual, que pode estimular mais vendas, antes mesmo que os produtos sejam lançados oficialmente nas lojas.
Uma marca ou varejista antenado poderia aproveitar o conceito para promover testes de seus novos produtos sem custo, ou por uma tarifa bem reduzida.

Um comentário:

Marc Verwaerde disse...

Olá,
Obrigado por indicar esta empresa. Num conceito similar, o Zilok na França propoe a locação de produtos de consumo. Acredito que seja uma tendência bem forte em paises desenvolvidos em crise.

Quando eu morava na Inglaterra, tinha muitas organizações onde você podia alugar / trocar / usar brinquedos colocados em comum. Faz até parte da cultura inglesa.

No Brasil, a minha empresa pensou em lançar o conceito, mas a cultura local não é (ainda) para o compartilhamento de objetos. Estamos ainda numa fase de aquisição de produtos para se mesmo.

O fato que pode parcialmente revelar isso é a compra de carros. A grande atração dos brasileiros pelos carros novos mostra que o mercado de usados é considerado como uma opção secundária. Daí a alugar um carro usado, isto não vai acontecer no Brasil!!! Pelo menos agora não !