Reporta Claire Cain Miller, no New York Times, que os antigos cartões de fidelidade (de papel ou plástico, que oferecem descontos, itens extras ou brindes depois de um número determinado de compras) estão migrando para o ambiente digital dos celulares. Com as novas opções tecnológicas, os varejistas testam novos meios de capturar o interesse do consumidor para fazê-lo retornar à loja -- e gastar mais. Vários novos aplicativos (apps) para iPhone e outros smartphones apostam nessa tendência.
Muitas empresas estão procurando criar uma "ponte" entre os programas de fidelidade do mundo físico e o espaço digital na hora das compras. Algumas, como CardStar e CardBank, possibilitam a transferência de cupons e cartões de papel para o celular, através da leitura de códigos de barras.
Outras, como Loopt, Foursquare, Shopkick e Gowalla, estão tentando transformar os cupons e programas de fidelidade em games para celulares.
A Loopt acaba de lançar o Loopt Star, um jogo para celular que premia o usuário que visita determinadas lojas com frequência. Os consumidores competem para conquistar pontos e se tornarem "líderes" de certos locais. Empresas como Burger King, Gap e Universal Music planejam usar o Loopt Star para premiar clientes mais frequentes.
Para os varejistas, esses games e apps oferecem uma nova forma de marketing móvel que vai além dos tradicionais banners, criando prêmios e descontos individualizados. Segundo Drew Sievers, CEO da agência mFoundry, o marketing personalizado sempre foi um sonho da publicidade digital, mas o telefone móvel é a plataforma que finalmente vai permitir que isso se torne realidade. Sievers observa que o celular está sempre com a pessoa, e sempre conectado.
Sam Altman, co-fundador e executivo-chefe da Loopt, disse que esses programas premiam o "bom comportamento" dos consumidores. A Loopt foi criada em 2005, como um sistema que informava a localização do usuário para seus amigos. Com isso, o serviço cresceu e atinge hoje 3,4 milhões de assinantes nos EUA. Já a Foursquare, criada em 2009, está ganhando popularidade rapidamente com seus jogos que dão prêmios e pontos. Já tem 1,4 milhão de usuários e atrai o interesse de anunciantes de peso como Pepsi e Tasti D-lite.
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