terça-feira, 8 de junho de 2010

Tendências de grande impacto são imitadas no varejo dos EUA

Segundo nota do Retail Info Systems News,  o primeiro semestre deste ano foi marcado por fortes tendências no varejo dos EUA. O setor luta para se recuperar de uma das piores crises da história, e nesse cenário qualquer boa ideia é rapidamente identificada e copiada. Segue abaixo a lista dos maiores sucessos desta primeira metade do ano.
1) Rede Kohl's atrai 900.000 fãs no Facebook (março/2010)
A rede de supermercados Kohl's lançou uma grande campanha de marketing em março, com destaque para as mídias sociais. Com isso, a empresa ganhou 900.000 seguidores no Facebook. Esse sucesso serviu como inspiração para outros varejistas dos EUA, que direcionaram mais investimentos de marketing para redes como Facebook, Twitter e YouTube. Um base de quase 1.000.000 de interessados é um grande chamariz paa o setor.
2) Walmart anuncia recorde nos lucros depois de reformular setor de TI (fevereiro/2010)
A maior rede de varejo anunciou que seus investimentos na área de tecnologia da informação foram cruciais para os excelentes resultados financeiros (em um período de crise). Isso chamou a atenção de outros varejistas, que buscaram imitar o exemplo.
3) Investimento da rede Best Buy em mídias sociais eleva as vendas em 20% (março/2010)
Quando o Best Buy criou um link direto com as redes sociais mais populares, suas vendas dispararam 20% e isso despertou o interesse de todos os concorrentes.
4) Sears passa por "make-over" completo (maio/2010)
A tradicional loja de departamentos anunciou uma transformação tão profunda em seus negócios que ficará "irreconhecível" dentro de alguns anos. A notícia animou outros varejistas a ousarem mais em transformações de modelos antigos de negócios.
5) Walmart pressiona seus fornecedores por rapidez nas entregas (março/2010)
O Walmart passou a exigir que os fornecedores entreguem as mercadorias dentro de prazos estritos (MABD, ou "must arrive by date"), ou o fornecedor correria o risco de perder o contrato com o Walmart. Essa decisão afetou todo o setor de varejo dos EUA, e outros varejistas passaram a fazer exigências semelhantes aos seus fornecedores.
6) Rede Saks anuncia fechamento de metade de suas lojas (abril/2010)
O setor de consumo de luxo foi fortemente afetado pela crise de 2008/2009, e a rede Saks reagiu ao aperto fechando metade de suas lojas nos EUA, para se ajustar à queda nas vendas.
7) Target investe em m-commerce e programas de fidelidade (maio/2010)
A rede de supermercados atribuiu seus ótimos resultados financeiros no 1o. trimestre aos grandes investimentos em tecnologias de comércio via celular, programas de fidelidade com os consumidores e reforma de suas lojas. A rede agiu estrategicamente, investindo nesses pontos críticos em um momento em que a maioria dos varejistas estava cortando gastos e reduzindo investimentos.

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