As tecnologias de merchandising no ponto de venda estão em alta. Os softwares que analisam padrões de consumo também estão em grande destaque. A administração de recursos humanos do varejo está cada vez mais sofisticada, obtendo os melhores resultados com os talentos do setor. E as plataformas de varejo digital estão passando por uma revolução focalizada no chamado cross-channel de compras, que combina e-commerce, comércio via celulares e o chamado "social retailing". Essa tendência de plataforma pós-Web 2.0 é de grande importância e deve gerar desdobramentos significativos nos próximos meses. Essas são alguns destaques do 20º estudo anual RIS/Gartner Retail Tech Trends, que acaba de ser divulgado nos EUA.
O estudo destacou vários tendências importantes. A previsão e planejamento de ações de merchandising aparecem como a principal preocupação dos varejistas, seguida pela otimização de preços e descontos e por sistemas de distribuição de estoques.
Os softwares voltados para o chamado "customer analytics" surgem com destaque na pesquisa. Os consumidores usam computadores e celulares para pesquisar produtos, fazer compras, ler resenhas e deixar comentários em blogs e redes sociais. Essas ações deixam "pegadas digitais", que podem ser coletadas de forma anônima ou com o consentimento do usuário, e processadas através de programas específicos de análise de consumo e business intelligence. Usar essas informações de modo estratégico é uma preocupação urgente dos varejistas consultados pela pesquisa.
O gerenciamento de recursos humanos e força de trabalho está evoluindo rapidamente graças à tecnologia. Com o uso de sistemas integrados, os varejistas estão direcionando mais investimentos para as áreas de recrutamento e treinamento/educação. Essa tendência está dando origem a pacotes completos de administração de RH, da contração à demissão.
As 10 tecnologias mais importantes para o varejo em 2010
1. Previsão e planejamento -- 27%
2. Otimização de preços e descontos -- 23%
3. Planejamento de estoques -- 22%
4. Gerenciamento de ciclo de vida de produtos -- 21%
5. Desenvolvimento de novos produtos próprios -- 21%
6. Disposição e layout -- 20%
7. Gerenciamento de promoções -- 20%
8. Reposicionamento de produtos -- 19%
9. Gerenciamento de itens individuais -- 19%
10. Planejamento de espaço de gôndolas e prateleiras -- 18%
O PDF do estudo pode ser baixado de graça do site http://www.risnews.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário