quarta-feira, 16 de junho de 2010

Merchandising e análise de consumo são maiores tendências no varejo em 2010

As tecnologias de merchandising no ponto de venda estão em alta. Os softwares que analisam padrões de consumo também estão em grande destaque. A administração de recursos humanos do varejo está cada vez mais sofisticada, obtendo os melhores resultados com os talentos do setor. E as plataformas de varejo digital estão passando por uma revolução focalizada no chamado cross-channel de compras, que combina e-commerce, comércio via celulares e o chamado "social retailing". Essa tendência de plataforma pós-Web 2.0 é de grande importância e deve gerar desdobramentos significativos nos próximos meses. Essas são alguns destaques do 20º estudo anual RIS/Gartner Retail Tech Trends, que acaba de ser divulgado nos EUA.
O estudo destacou vários tendências importantes. A previsão e planejamento de ações de merchandising aparecem como a principal preocupação dos varejistas, seguida pela otimização de preços e descontos e por sistemas de distribuição de estoques.
Os softwares voltados para o chamado "customer analytics" surgem com destaque na pesquisa. Os consumidores usam computadores e celulares para pesquisar produtos, fazer compras, ler resenhas e deixar comentários em blogs e redes sociais. Essas ações deixam "pegadas digitais", que podem ser coletadas de forma anônima ou com o consentimento do usuário, e processadas através de programas específicos de análise de consumo e business intelligence. Usar essas informações de modo estratégico é uma preocupação urgente dos varejistas consultados pela pesquisa.
O gerenciamento de recursos humanos e força de trabalho está evoluindo rapidamente graças à tecnologia. Com o uso de sistemas integrados, os varejistas estão direcionando mais investimentos para as áreas de recrutamento e treinamento/educação. Essa tendência está dando origem a pacotes completos de administração de RH, da contração à demissão.

As 10 tecnologias mais importantes para o varejo em 2010

1.    Previsão e planejamento -- 27%
2.    Otimização de preços e descontos -- 23%
3.    Planejamento de estoques -- 22%
4.    Gerenciamento de ciclo de vida de produtos -- 21%
5.    Desenvolvimento de novos produtos próprios -- 21%
6.    Disposição e layout -- 20%
7.    Gerenciamento de promoções -- 20%
8.    Reposicionamento de produtos -- 19%
9.    Gerenciamento de itens individuais -- 19%
10.    Planejamento de espaço de gôndolas e prateleiras -- 18%

O PDF do estudo pode ser baixado de graça do site http://www.risnews.com

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