quarta-feira, 30 de junho de 2010

Site americano de compras coletivas desembarca no Brasil

Reporta Robinson dos Santos, no IDG Now!, que o site de compras online com desconto GroupOn, inaugurado em 2008 nos Estados Unidos, já está no Brasil. A empresa entrou no País por meio da aquisição do site ClubeUrbano - a compra foi realizada em junho, por valor não revelado.
Nos EUA, o GroupOn ajudou a popularizar o conceito de compra coletiva online. Neste modelo, uma oferta é divulgada online, mas só passa a valer depois que um número de pessoas tenha concordado com a compra. No Brasil, o esquema é adotado por sites como Peixe Urbano, ClickOn e Coletivar.
A presença do GroupOn no Brasil faz parte de um plano agressivo de expansão global. Em maio, a empresa comprou a CityDeal, com sede em Berlim e atuação na Europa; em junho, foi a vez do chileno ClanDesconto. Para sustentar esse pique, a empresa acaba de receber um aporte de capital de risco de 135 milhões de dólares.
"O Brasil é um mercado em que gostaríamos de estar desde o começo", disse o CEO do GroupOn, Andrew Mason. "Queremos ter presença em toda a América Latina, mas sem pressa. Muito em breve estaremos na Argentina e, mais tarde, no México." No mundo, a empresa emprega mil pessoas - 300 nos EUA e 600 na Europa e na América Latina.