sexta-feira, 11 de junho de 2010

Novo iPhone atrai mais varejistas para o m-commerce

Reporta Dana Mattioli, no Wall Street Journal, que o lançamento do novo iPhone pela Apple está estimulando mais varejistas nos EUA a desenvolver sistemas de comércio móvel. Segundo a firma de pesquisas ABI Research, os consumidores vão encomendar US$ 2,2 bilhões em mercadorias este ano, um bilhão de dólares a mais que no ano passado e cinco vezes mais do que em 2008.
O e-commerce tradicional deve crescer mais lentamente -- cerca de 11% este ano, atingindo US$ 144,8 bilhões, segundo a pesquisa. Já as vendas gerais do setor de varejo vão crescer apenas 2,5%, segundo dados da Nationall Retail Federation.
Atualmente, cerca de 30% dos varejistas norte-americanos já tem sites específicos para m-commerce: versões mais simples de seus websites, que facilitam a compra através de smartphones. Segundo Dave Sikora, CEO da empresa de software Digby, custa entre US$ 50.000 e US$ 100.000 para um varejista criar e lançar seu site de m-commerce.
Em agosto, a rede Home Depot vai lançar seu site de comércio móvel voltado para usuários de smartphones, lançando também um aplicativo para o iPhone. Hal Lawton, presidente do Homedepot.com, disse que em dois ou três anos, um percentual significativo das vendas será feito através dos celulares. Lawton prevê que em 2014, até 40% do tráfego online da empresa será feito por celulares.
A Armani Exchange, do grupo Giorgio Armani SpA, lançou um site de m-commerce em novembro passado que pemite a compra via celular. Em maio, a empresa anunciou que o m-commerce já representava 5% de suas vendas online, e esse número pode chegar a 6% em junho. Harlan Bratcher, executivo-chefe da Armani Exchange, se mostrou entusiasmado com esse rápido crescimento. Bratcher acredita que esse sucesso se explica porque a linha Armani Exchange é voltada para jovens urbanos entre 18 e 25 anos, que usam o celular como meio de comunicação preferencial.

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