Reporta Swetha Gopinath, na BNet Insight, que a tendência do marketing com amostras grátis (apelidado de tryvertising) está crescendo velozmente no mundo todo, desde o seu surgimento em meados de 2005. O conceito agrada tanto aos consumidores como as marcas. Para as empresas, é uma chance de apresentar e avaliar novos produtos, que poderão depois ser adotados de modo regular pelo consumidor. Há várias possibilidades de ação com o tryvertising:
Lojas de amostras: conhecidas como "sample labs", essas lojas surgiram originalmente na Ásia, e rapidamente se expandiram pela Europa e Américas. Em Barcelona, os clientes da loja Esloúltimo pagam 10 euros anuais para testar até 5 produtos novos a cada duas semanas. Se tornou tão popular que uma nova loja deve ser inaugurada em Madri.
Existem equivalentes online: TheFreeSite.com, www.startsampling.com, www.freechannel.net, www.freebielist.com. Todos esses sites agem como "portais de tryvertising", organizando as ofertas de amostras por categorias ou localização.
Amostras para grupos especiais: a Procter & Gamble criou um projeto de tryvertising chamado Tremor, que conseguiu reunir 280.000 adolescentes americanos entre 13 e 19 anos que são agentes para promover novos produtos, oferecendo amostras e cupons em escolas, residências e outros locais. Os adolescentes participantes ganham vales de compras.
"Placement" de produtos no lugar certo: a idéia é criar uma associação positiva com um produto ou serviço. A Vacations Connections organiza demonstrações de novos produtos em locais onde os consumidores não encontram suas marcas de costume. A Senseo instalou máquinas de café em pontos de ônibus e bonde na Holanda, onde os passageiros podem tomar uma bebida grátis enquanto esperam.
Um comentário:
Olá Sergio, mas será que o brasileiro terá uma boa aceitação deste tipo de divulgação? O que vejo por agora é que as lojas de tryvertising divulgam muito que são lojas de produtos grátis e não que são lojas de divulgação e de pesquisa de mercado... É importante que os consumidores saibam da importância dos questionários que respondem pois a melhoria dos produtos que entrarão no mercado é muito maior do que ter um produto de graça uma vez. Como você acha que será daqui a algum tempo, depois que deixar de ser novidade? Abraços
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